Data: 19 de outubro
Sessão: Mesa de Abertura
Local: Sala Aloysio Biondi (5º Andar)
Horário: 19h45

Resumo: Em setembro de 2015 o governo do Estado de São Paulo anunciou um programa de reestruturação das escolas públicas que deu origem ao movimento conhecido como Ocupações das Escolas ou a Primavera dos Secundaristas. Os estudantes secundaristas ocuparam as escolas como forma de protesto à proposta governamental e colocaram na agenda o debate sobre a educação pública de qualidade. O artigo abordará o processo de resistência dos estudantes e a forma como as ocupações se transformaram em um acontecimento, cuja potencialidade vem reverberando na sociedade como um todo. Nesse sentido, analisaremos a organização dos estudantes secundaristas destacando as práticas políticas utilizadas, o uso das redes sociais e o protagonismo juvenil.