Bolsas de Estudo

 

Capes e CNPq

No momento, o programa ainda não possui cotas de bolsas da Capes ou do CNPQ. No entanto, estão sendo feitos esforços para que essa situação seja alterada. Desde já, o Programa de Mestrado em Comunicação da Cásper Líbero torna público que levará em consideração, na sua política de distribuição de bolsas dessas agências, o critério acadêmico do desempenho dos alunos no processo de seleção e nas disciplinas do programa.

O desempenho dos bolsistas durante as diferentes fases previstas no plano de estudos será acompanhado de perto pelo programa, com a apresentação de relatórios periódicos.

Fapesp

No âmbito estadual, é possível solicitar uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Não se trata de cotas concedidas ao programa. Cada aluno encaminha individualmente seu projeto, com o auxílio e sob a responsabilidade de seu orientador, além do aval da direção da Faculdade.

Nesse sentido, alunos com projetos de pesquisa e desempenho acadêmico considerados bons pelos docentes do programa, e sem vínculo empregatício, são estimulados a se candidatarem a bolsas de mestrado da Fapesp, não antes do final do primeiro semestre do curso.

Fundação Cásper Líbero

A Fundação Cásper Líbero proporciona anualmente bolsas de iniciação científica a alunos dos cursos de graduação da Faculdade com projetos selecionados por avaliação de professores doutores, inclusive por docentes do PPGCOM. Também concede bolsas integrais a funcionários e professores da Instituição, desde que aprovados no processo de seleção.

Existe também uma política de descontos no valor das mensalidades para candidatos ao mestrado egressos dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da Faculdade Cásper Líbero. Descontos são concedidos ainda para mestrandos filiados ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.