Ícone do título

Narrativas do céu: A presença da astrologia nos meios de comunicação

[sidebar name=”mestrado”]

Autor: Ana Cristina Vidal de Castro Ortiz
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 27/04/2015

Resumo

Esta pesquisa aborda as relações entre Astrologia e os meios de comunicação e foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Comunicação na Contemporaneidade, linha de pesquisa Produtos midiáticos: Comunicação, Jornalismo e Entretenimento. Reflexões sobre conhecimento humano, narrativas e mitos fundamentam a parte descritiva e  analítica sobre a presença da Astrologia na mídia. Autores como Edgar Morin e Renato Janine Ribeiro reforçam a ideia de que a Astrologia é um tema importante a ser tratado no cenário comunicativo contemporâneo. A  dissertação inclui um levantamento histórico sobre o percurso do saber astrológico na história humana, sua inserção e presença na mídia. A discussão dos mitos e narrativas é embasada em conceitos e estudos de Joseph Campbell, Vladimir Propp, Lúcia Leão, entre outros autores. Para a análise da Astrologia nos meios de comunicação, autores como Daniela Osvald Ramos, Malena Contrera e Claude Fischler, fornecem elementos que permitem compreender essa presença e relação. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas históricas e iconográficas, além de análise de matérias sobre Astrologia em jornais e revistas e entrevistas com astrólogos. A investigação sobre o horóscopo (na imprensa, na televisão e na internet) permite que se apontem diferenças, características e caminhos possíveis. Com o auxílio de autores como Norval Baitello Júnior e Paul Feyerabend é possível notar que o horóscopo reduz e simplifica a Astrologia, apesar de divulgá-la. Verifica-se também que o horóscopo tem uma qualidade de repetição que remete à ideia de mito e rito, descrita por Mircea Eliade e cria o hábito do acompanhamento diário, ligando diretamente a Astrologia ao fluxo da imprensa e das mídias. A partir de autores como Arlindo Machado, Pierre Bourdieu Manuel Castells e Henry Jenkins é possível problematizar a relação do conteúdo astrológico e a natureza dos meios de comunicação, especialmente televisão e internet. Refletir como a Astrologia aparece nas mídias permite pensar que há espaços para que ela atue como forma de compreender e narrar a vida humana.

Palavras-chave: Comunicação. Astrologia. Mídia. Narrativas. Compreensão.Horóscopo.