Edição Extra é um programa de TV em formato de revista eletrônica que discute e aprofunda temas sobre Comunicação. É realizado pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual, formada por estudantes dos cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, que vivenciam as etapas de pauta, produção, roteiro, gravação em estúdio e em externa, apresentação, edição, sonorização e finalização. Os estudantes contam com supervisão pedagógica de um professor e acompanhamento de profissionais especializados em audiovisual.

O programa é transmitido pela TV Gazeta no fim de noite do primeiro domingo de cada mês, em televisão aberta e em rede nacional. Trata-se do mais longevo programa produzido por universitários exibido em TV aberta: está no ar desde 1996.

O Edição Extra de abril apresenta a origem e o crescimento dos RPGs, a divulgação de músicas nas redes sociais e como as redes sociais influenciam as relações parassociais.

ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA

O programa Edição Extra de abril inicia com uma reportagem sobre o surgimento e a expansão dos “role-playing games” (RPGs). A matéria conta com o criador de conteúdo André Grinberg e Arthur de Andrade, criador do sistema de RPG “A Chave das Torres”, mostrando a origem e influência dos RPGs. Após essa contextualização, ensina aos telespectadores como jogá-los.

Já o segundo bloco do Edição Extra apresenta uma reportagem sobre a “Divulgação de músicas nas redes sociais”, com a participação do produtor executivo da Shuffle Áudio e professor da Faculdade Cásper Líbero, Ale Marcondes, do produtor musical e publicitário Marcelo Mantovani e do fundador da Casa Rockambole, Ygor Aléxis. Neste episódio, entenda como os artistas podem usar as redes sociais para divulgar suas músicas e conquistar mais fãs, como alcançar o público certo e de que forma utilizar as plataformas de distribuição de música.

Para finalizar o Edição Extra de abril, a matéria “Relações Parassociais e como as redes sociais as influenciam” mostra o que são relações parassociais e como elas afetam ídolos e fãs, com a participação da jornalista e pesquisadora Paula Fernandes, da relações-públicas Janaína Alves e das estudantes de psicologia Clara Borges e Isabella Soares.