O Edição Extra é um programa de TV em formato de revista eletrônica que discute e aprofunda temas sobre Comunicação. É realizado pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual, formada por estudantes dos cursos de Audiovisual e de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, que vivenciam as etapas de pauta, produção, roteiro, gravação em estúdio e em externa, apresentação, edição, sonorização e finalização. Os estudantes contam com supervisão pedagógica de um professor e acompanhamento de profissionais especializados em audiovisual.
O programa é transmitido pela TV Gazeta no fim de noite do primeiro domingo de cada mês, em televisão aberta e em rede nacional. Trata-se do mais longevo programa produzido por universitários exibido em TV aberta: está no ar desde 1996.
O Edição Extra de dezembro apresenta os limites do humor, o trabalho voluntário e a violência urbana.
O primeiro bloco do Edição Extra de dezembro traz a reportagem “Os limites do humor”, apontando para as diferenças entre liberdade de expressão e humor, além de ressaltar a importância de não ofender grupos sociais através da comédia. Gustavo Guedes, humorista; Maicon Sales, humorista; André Lima, advogado criminalista e mestre em Direito Penal; Eloísa Benvenutti, doutora em Filosofia e professora da Faculdade Cásper Líbero; e Victor Varcelly, advogado especialista em Direito do Entretenimento, discutem como o humor não deve ferir direitos e de que forma as redes sociais podem prejudicar o trabalho dos comediantes e incitar o fenômeno do cancelamento.
O segundo bloco do programa apresenta a reportagem “Trabalho Voluntário”, para debater a importância do engajamento da população em causas sociais, além de apresentar o papel do trabalho voluntário para fortalecer os laços entre comunidades. Clerson Pacheco, coordenador artístico do Soul Alegria; Roberta Edo, psicológa; Márcio Moreira, coordenador de voluntariado do Instituto Ampara Animal; Bruno Bozzi, vice-líder do Comitê da Fundação Telefônica; Júlia Vargas Ramires, estudante e membra do Cásper Social; Juliana Camargo, presidente do Instituto Ampara Animal; e Jana Rosa, gerente de redes e comunidades do Atados, comentam sobre a importância do voluntariado, assim como abordam os desafios de obter financiamento para a realização dos programas.
A última reportagem do Edição Extra de dezembro mostra os desafios da violência urbana, apontando para o sentimento de medo que cerca a sociedade e discutindo como o abuso de poder é normalizado durante o combate à violência generalizada nas grandes cidades. Ignacio Cano, professor e membro do Laboratório de Análise de Violência da UERJ; Mario Sarrubbo, secretário nacional de Segurança Pública; Nabil Bonduki, arquiteto e urbanista, professor da USP e vereador em SP; e Cesar Gouveia, CEO e fundador do Instituto Vozes das Periferias, debatem que a criminalidade é fruto das desigualdades sociais e sinalizam caminhos para a resolução desse problema.