Edição Extra é um programa de TV em formato de revista eletrônica que discute e aprofunda temas sobre Comunicação. É realizado pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual, formada por estudantes dos cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, que vivenciam as etapas de pauta, produção, roteiro, gravação em estúdio e em externa, apresentação, edição, sonorização e finalização. Os estudantes contam com supervisão pedagógica de um professor e acompanhamento de profissionais especializados em audiovisual.

O programa é transmitido pela TV Gazeta no fim de noite do primeiro domingo de cada mês, em televisão aberta e em rede nacional. Trata-se do mais longevo programa produzido por universitários exibido em TV aberta: está no ar desde 1996.

O Edição Extra de junho apresenta: ” videolocadoras na Era Digital, desafios da cobertura de esportes paralímpicos e o impacto da técnica 3D no audiovisual”.

Assista ao programa na íntegra

A reportagem “Videolocadoras na Era Digital” traz desde a ascensão até a perda de espaço no mercado audiovisual para os streamings, além de ressaltar como o movimento de nostalgia têm contribuído para o retorno destes espaços de locação. Contando com a participação Paulo Sergio, proprietário da “Vídeo Connect”; Franthiesco Ballerini, autor do livro “Jornalismo Cultural no Século 21”; Mirella Fonzar, jornalista especializada em nostalgia e Alan Oliveira, diretor do “CineMagia”, a matéria mostra como o movimento pela busca de locadoras está atrelado à busca pela experiência imersiva de escolher um filme, sem o excesso de informações do streamings.

A matéria “Esportes paralímpicos: o papel da cobertura nas competições esportivas” mostra os desafios encontrados pelos jornalistas durante a transmissão, como explicar as especificidades de cada modalidade, mas também aborda como a mídia tradicional enfatiza a superação ao invés de reconhecer o trabalho dos atletas paralímpicos. A partir do relato de Guilherme Longo, jornalista e pesquisador; Filipe Oliveira, jornalista do Comitê Paralímpico Brasileiro; Mariana D’Andrea, bi medalhista de ouro no halterofilismo; Alessandra Cabral, fotógrafa do Comitê Paralímpico Brasileiro; Fernando Gavini, jornalista e criador do “Olimpíada Todo Dia” e Jonathan Mendonça, produtor e montador, a reportagem engloba a necessidade de educar o público à procurar mais conteúdos que tragam visibilidade aos atletas destas modalidades.

A reportagem mostra o surgimento e consolidação da imagem em 3D no mercado audiovisual, destacando a importância desta técnica para aproximar os espectadores do material exibido, promovendo uma experiência imersiva. A matéria “Produções 3D: como funciona essa tecnologia e qual o seu futuro” traz a capacidade das filmagens 3D de perpetuar a existência do cinema, a partir do olhar do editor do canal Techmundo, Leonardo Rocha; Jair Lúcio Ribeiro, físico e professor do Instituto Federal de Brasília; Helio Augusto Godoy de Souza, professor e doutor em comunicação; José Freitas, diretor de programação na Cinemark Brasil; Marcelo Siqueira (ABC), supervisor de efeitos visuais.

Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp