Por Renato Tavares Junior, coordenador do curso de Rádio, TV e Internet da Cásper

No curso de Rádio, TV e Internet da Cásper, os alunos podem propor projetos de áudio e vídeo e aproveitar a infraestrutura da faculdade para experimentar formatos, fazer networking e enriquecer o portfólio.

Dois projetos sobre esporte destacam-se entre as ideias propostas pelos alunos e apoiadas pela Cásper: “4 de Acréscimo” e “Bancada FC”. Tratam-se de projetos extracurriculares que são desenvolvidos fora do horário das aulas. Os alunos utilizam estúdios de rádio e de TV da Cásper, além de retirar acessórios e equipamentos para gravarem fora da faculdade.

4 de acréscimo - logo

Logo do 4 de Acréscimo

Bancada FC - logo

Logo do Bancada FC

4 de Acréscimo

O “4 de Acréscimo” é um projeto multiplataforma criado por estudantes de RTVI da Cásper, em 2022, quando estavam no 1º ano do curso. O projeto começou com um perfil no Instagram e um podcast sonoro que passou a ser gravado nos estúdios de rádio da Cásper. No final de 2022, a equipe do projeto ganhou espaço na programação da Rádio Gazeta Online para programas de rádio ao vivo no período da Copa do Mundo. No início de 2023, os alunos do projeto “4 de acréscimo” fortaleceram a parceria com a Rádio Gazeta Online entrando na grade de programação com a transmissão de dois programas sonoros ao vivo, às segundas e quintas, às 14h.

Em agosto de 2023, o programa sonoro ganhou imagens com transmissão ao vivo em vídeo pelo canal do YouTube da Rádio Gazeta Online. Nos primeiros episódios, os 4 apresentadores debatiam temas relacionados ao futebol masculino. Depois, o projeto passou a incluir quadros de futebol feminino e de outras modalidades esportivas. O projeto tem conteúdos em plataformas de podcast, no canal do YouTube da Rádio Gazeta Online e nos perfis do “4 de acréscimo” no TikTok e no Instagram, com vídeo que já atingiu cerca de 80 mil visualizações.

Alunos de Rádio, TV e Internet da Cásper contam com apoio da faculdade para projetos extracurriculares (2)
Alunos de Rádio, TV e Internet da Cásper contam com apoio da faculdade para projetos extracurriculares (3)
Alunos de Rádio, TV e Internet da Cásper contam com apoio da faculdade para projetos extracurriculares (4)

Bancada FC

O “Bancada FC” é um projeto multiplataforma de conteúdos sobre futebol com viés humorístico criado por estudantes de RTVI da Cásper, em 2023, durante o 1º semestre do curso com a proposta de criar um canal no YouTube com vídeos gravados no estúdio de TV da Cásper. O projeto também contempla a produção de conteúdos para perfis no Instagram e no TikTok, com vídeos que já atingiram 25 mil visualizações. Graças à repercussão do projeto, os alunos já tiveram a oportunidade de conhecer integrantes do canal “Desimpedidos” (incluindo o casperiano Paulo Vita, formado em RTVI) e de participar do programa “SBT Sports” no SBT.

Alunos de Rádio, TV e Internet da Cásper contam com apoio da faculdade para projetos extracurriculares (5)
Alunos de Rádio, TV e Internet da Cásper contam com apoio da faculdade para projetos extracurriculares (6)
Alunos de Rádio, TV e Internet da Cásper contam com apoio da faculdade para projetos extracurriculares (7)
Alunos de Rádio, TV e Internet da Cásper contam com apoio da faculdade para projetos extracurriculares (8)