INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Ano a ano, o Jornalismo muda, surgem novas perspectivas, discussões e desafios para a profissão. O que não muda é o palco de discussão: a Faculdade Cásper Líbero realiza mais uma Semana de Jornalismo entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro de 2014. Essa semana, que chega nesse ano à sua 22ª edição, é organizada pela Coordenadoria de Jornalismo em parceria com a representação discente.

Com a presença de destacados nomes do jornalismo brasileiro, como Audálio Dantas, Eugenio Buci, Douglas Tavolaro, Ricardo Gandour, Laura Capriglione, Sérgio Amadeu da Silveira, Gilberto Maringoni, Renato Rovai, Cynara Menezes, entre tantos outros, a Cásper abre suas portas para discutir com a comunidade jornalística os mais diversos temas, desde os desafios do “fazer ao vivo” do rádio e da televisão à cobertura da cena cultural, das grandes reportagens até as frentes emergentes de atuação na profissão, como a assessoria de imprensa e as revistas do jornalismo customizado. Além dos convidados, os professores casperianos, renomados em suas disciplinas e áreas de atuação, darão brilho às mesas, estando entre debatedores ou na mediação dos encontros.

A Coordenadoria de Jornalismo abriu espaço para que os alunos e organizações dos estudantes sugerissem temas e convidados e também para participassem diretamente da organização do evento. O resultado é abrangência dos temas, da cobertura nos campos da moda e da gastronomia às discussões cruciais, como o Marco Civil da Internet, a regulação da mídia e o futuro do jornalismo. A Frente LGBT+ Casperiana apresentou a proposta de uma mesa para debater os limites da linha tênue entre o que é uma opinião a ser protegida pelo princípio da liberdade de expressão e o que é um discurso de ódio a ser combatido. Já a Frente Feminista Lisandra convidou mulheres que quebraram as barreiras do preconceito e entraram de cabeça no jornalismo esportivo para contar suas experiências. As eleições deste 2014, com o primeiro turno justamente no final de semana após o encontro, tornou indispensável a discussão do papel que o jornalista tem nesse ritual da democracia.

Nas últimas duas manhãs da Semana, dois momentos de destaque. Na quinta-feira, o casperiano Douglas Tavolaro, diretor nacional de Jornalismo da TV Record, e Adriana Araújo, âncora do Jornal da Record, virão ao Teatro Cásper Líbero falar sobre o jornalismo da emissora. Na sexta, Ricardo Gandour, outro casperiano, diretor de conteúdo do Grupo Estado, falará sobre o livre exercício da imprensa, numa palestra em parceria com o Centro de Estudo Palavra Aberta, de que ele é membro do conselho consultivo.

A Semana de Jornalismo 2014 é mais uma grande oportunidade para alunos, professores e a comunidade discutirem essa profissão louca e apaixonante que chamamos de jornalismo. É a Faculdade mais uma vez honrando o legado de Cásper Líbero. Prestigiem!

Organização da Semana de Jornalismo: Prof. Carlos Costa, Guilherme Venaglia e Beatriz Cano. Coordenação da Cobertura: José Adorno e Guilherme Venaglia