6º PRATICOM – Encontro Cásper Líbero de Práticas de Comunicação abordou o tema “Sustentabilidade: Avanços e Desafios” como um desdobramento da participação de professores da Faculdade na conferência da ONU sobre mudanças climáticas (COP 21), que aconteceu em 2015.

Por se tratar de um assunto transversal à prática de um comunicador, alunos do curso de Relações Públicas desenvolveram cartazes com base no tema do evento para a disciplina Laboratório de Produção Gráfica, ministrada por dois professores: Prof. Dr. Bruno Hingst e Prof. Me. Adriano Batista Rodrigues.

A iniciativa de produzir cartazes temáticos começou no 4º PRATICOM, em que o tema “120 anos do Tratado de Amizade Brasil – Japão” foi abordado. “O PRATICOM é um evento que reúne muitos profissionais do mercado, e a participação dos alunos na produção dos cartazes faz com que eles ganhem visibilidade pelo seu trabalho e possam entrar em contato com esses profissionais”, afirma o professor Bruno.

Segundo ele, o trabalho permite que os alunos exercitem questões estéticas e estimulem seu repertório. “Esse não é o foco do Relações Públicas, mas é bom trabalhar a visão gráfica do aluno”. O professor Adriano Batista complementa: “As agências querem, cada vez mais, um profissional com prática em diferentes setores. Por isso a disciplina é tão importante, ela acrescenta o olhar estético.”.

Mas por que cartazes? Você pode estar se perguntando. O professor Adriano explica que o cartaz tem poder de síntese. “Diferente do anúncio, é necessário que a imagem faça sentido de longe, o que foi um dos grandes desafios para os alunos. (…) Foi difícil sair do clichê, do verde, da natureza, por conta do tema ‘Sustentabilidade.'”.

Entre as produções dos Casperianos, 38 cartazes foram selecionados para presentear docentes e palestrantes que participaram do evento. Confira alguns trabalhos expostos no 6º PRATICOM – Sustentabilidade: Avanços e Desafios: