Ao surgir a ideia de escrever um livro, o primeiro pensamento que vem à cabeça é: por onde começar? De fato, a tarefa não é fácil. Além de planejamento, é necessária uma pesquisa profunda sobre o tema, com referências e fontes que possam enriquecer a obra.

Teoria da Mídias Digitais, último livro publicado pelo professor Luís Mauro Sá Martino

Último livro publicado pelo professor Luís Mauro, Teoria da Mídias Digitais | Crédito: Yuri Andreoli

Autor de livros como “Teoria de Comunicação” (Vozes, 2009) e o recém lançando “Teoria das Mídias Digitais (Vozes, 2014), o professor Casperiano Luís Mauro Sá Martino explica a importância de conhecer a área na qual irá desenvolver o seu projeto gráfico. “Vale ter algum conhecimento da área editorial e imaginar o que um editor acharia de seu livro. Pensar, por exemplo, qual é seu público alvo, quais editoras lidam com ele e o que já há nesse nicho”. Segundo Luis Mauro, isso pode auxiliar a escolher para onde enviar os originais, algo que é importante na hora de publicar um livro.

Atenta às necessidades do mercado de comunicação, a Faculdade Cásper Líbero irá realizar, pela primeira vez, um curso voltado para este tema. Ministradas pelo professor Eduardo Vilella, sócio da Editora Evóra, as aulas irão abordar todas as etapas necessárias para a concepção, a publicação e a pós-publicação de um projeto editorial.

Com mais de 11 anos de experiência no mercado, Vilella fala da expectativa do curso e o que os alunos irão encontrar. “Os participantes aprenderão a elaborar seu projeto de livro em um formato específico para apresentação às editoras, a identificar editoras adequadas ao perfil de sua obra e a abordá-las de forma profissional. Eles também entenderão como funciona o processo de avaliação das editoras e quais são os critérios considerados pelos editores determinantes para aprovação de um livro para publicação”.

Atividades em grupo, discussões de tópicos e exibição de casos reais são algumas das atividades que também serão feitas em sala, procurando mostrar aos alunos como funciona a avaliação feita pelas editoras e os atributos dos projetos editorais aprovados.

Curso: Como escrever seu livro e tê-lo publicado por uma editora.

Data: 27 a 31 de Julho
Horário: 18h30 a 22h30