Por Danilo de Oliveira, Estagiário do Núcleo de Mídias Digitais

O Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo, segundo dados do IBOPE. Os podcasts são conteúdos em áudio, que podem ser jornalísticos, de entretenimento e bate-papos informais, por exemplo. Os podcasts são consumidos, principalmente, por meio de serviços de streaming e chamam a atenção por serem conteúdos versáteis para o dia a dia. A facilidade de se consumir esse tipo de produto aumenta a quantidade de ouvintes e fãs – já que se pode consumi-los enquanto realizam outras tarefas. Mas não é tão fácil de produzir um podcast que não seja “mais do mesmo” e consiga se destacar dentro desse mundo de conteúdo tão consolidado.

Por isso, o Prof. Dr. Renato Tavares, coordenador e docente do curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, separou 6 dicas para como montar um podcast:

Como fazer um podcast

1. Pense em um nome criativo para o podcast e pesquise se já não está registrado como “marca” no INPI;
  2. Escolha trilhas musicais isentas de royalties (que estejam protegidas contra reivindicações de direitos autorais) e evite músicas de artistas famosos ou grupos de sucesso;
  3. Treine a locução antes de gravar prestando atenção às pausas e à respiração, à articulação das palavras e à entonação (ênfase em sílabas ou palavras);
  4. Grave e edite pelo menos um “piloto” (simulação de um episódio que não será publicado) para testar, analisar e aprimorar o formato;
  5. Faça um roteiro criativo capaz de conquistar o ouvinte logo nos primeiros segundos e convencê-lo a continuar escutando podcast até o final;
  6. Crie um perfil do projeto do podcast em pelo menos uma rede social para potencializar a divulgação dos episódios.

A Cásper oferece, para os alunos do primeiro semestre de Rádio, TV e Internet, a disciplina de Produção em Áudio, na qual os discentes aprendem técnicas e teorias necessárias para produzir um podcast com qualidade. Além disso, os(as) casperianos(as) podem colocar em prática os aprendizados das aulas teóricas nos Laboratórios de Rádio e TV. Da mesma forma, a Rádio Gazeta Online, órgão laboratorial da Faculdade Cásper Líbero, é uma oportunidade para os estudantes, a partir do segundo ano, participarem de programas ao vivo, entrevistas e, claro, podcasts para os canais da Rádio.