Por Manuela Montez, da equipe de assessoria da Fundação Cásper Líbero

Na noite dessa segunda-feira, 19 de setembro, a Faculdade Cásper Líbero sediou a mesa-redonda do Conexões RP sobre Comunicação Digital. A mesa trouxe perspectivas sobre os principais campos de atuação, desafios e oportunidades dentro do tema.

O evento, mediado por Carlos Müller, assessor de relações públicas do CONFERP, ocorreu em formato híbrido com transmissão ao vivo no YouTube (confira abaixo) e plateia composta por casperianos do curso de Relações Públicas.

A social media thinking Ana Carvalho iniciou sua fala no debate defendendo seu pensamento acerca da comunicação digital. A convidada enxerga a comunicação digital como a forma que as pessoas transmitem a mensagem desejada dentro das ferramentas e plataformas de conexão.

Quando questionada sobre a maturidade das pessoas em relação ao marketing e à comunicação, Carolina Terra, docente do mestrado e da graduação da Faculdade Cásper Líbero, argumentou que sempre teremos algo para evoluir, ou seja, nunca vamos atingir um ponto de maturidade. A convidada ressalta:

“Eu acredito no avanço do brasileiro em relação ao digital, já que grande parte da população é conectada, sobretudo nas redes. Acredito que tivemos duas viradas de chave nesse processo: o surgimento das redes sociais no início da década de 2010 e a pandemia de Covid-19, que aplicou uma digitalização compulsória no setor dos negócios.”

Carolina Morales, presidente da ABRADi (Associação Brasileira de Agentes Digitais), teve participação online e trouxe uma visão sobre a questão da maturidade ligada à época de eleição:

“Estamos assistindo um momento eleitoral muito baseado nas mídias digitais, com uma propagação absurda. Eu espero que daqui quatro anos nós estejamos em um volume menor de informação, com maior nível de assertividade e, assim, talvez o usuário fique mais maduro na escolha dos canais que conferem mais confiança.”

Ana Carvalho forneceu dicas para quem deseja trabalhar com mídias digitais:

“Quem se destaca é quem faz diferente do comum. Depois de experimentar as redes, você precisa escolher a melhor para você e entender quais métricas e estratégias te levam para os seus objetivos naquele momento específico. O ideal é afunilar cada vez mais.”

Confira mais informações sobre o evento.

Mesa Comunicação Digital - Foto por Nicole Mingoranci-8
Mesa Comunicação Digital - Foto por Nicole Mingoranci-3