Entre os dias 20, 21 e 22 de setembro foi realizado o Festival do Clube de Criação de São Paulo que, desde a sua organização, em 1975, era realizado no Memorial da América Latina. Em 2014, a Cinemateca Brasileira tornou-se sede do encontro patrocinado pela MINI Brasil (marca do portfólio da BMW).
As palestras, ministradas pelos principais criativos do Brasil e do mundo, tiveram como foco a criação. As agências Leo Burnett Tailor Made, WMcCann Brazil, AlmapBBDO, Africa, JWT, F.biz e Loducca, e as empresas Volkswagen, Facebook, Samsung, Adidas, Nestlé e Nivea participaram da edição.
Este ano, além das palestras, o evento trouxe a “Categoria Estudantes”, em que alunos de publicidade e propaganda puderam enviar peças publicitárias de acordo com briefing proposto no site do evento desde o mês de agosto. As peças serão avaliadas por uma banca especializada e a melhor campanha será publicada no anuário do CCSP de 2014.
O CCSP
Para compreender um pouco mais sobre o festival, é importante saber que o CCSP é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1975 por publicitários da área de criação para valorizar e preservar a criatividade da propaganda brasileira. A ideia deles era realizar uma premiação que escolhesse o melhor da propaganda feita durante determinado ano para depois editar esses anúncios em um livro. Surgia, então, o Anuário de Criação, um dos mais respeitados e consultados do mundo, conforme informado no site oficial da organização.
O Festival CCSP é um evento muito interessante para estudantes de publicidade e propaganda e, sem dúvida, obrigatório para quem deseja trabalhar com criação, por ser enriquecedor e uma ótima forma de entrar em contato com diversos profissionais. Uma dica importante: a organização concede descontos para faculdades que tenham mais de cinco alunos interessados em participar dos três dias de evento.