Para comemorar a história da profissão de Relações Públicas, foi realizada, no dia 2 de dezembro de 2021, a cerimônia do Prêmio Profissional RP do Ano 2021. Criada

pelo Conrerp 2ª Região, a premiação tem o objetivo de reconhecer e homenagear os profissionais eleitos pelo próprio mercado por suas atuações com base na excelência técnica, na ética e nos valores da profissão.

A Profa. Dra. Carolina Terra, que ministra aulas na Graduação e no Mestrado da Cásper, foi a vencedora da categoria Academia, no estado de São Paulo! Confira a entrevista com a docente.

• Qual é o impacto do Prêmio Profissional RP do Ano em sua trajetória pessoal e profissional?

O prêmio é um reconhecimento dos pares, dos amigos, da família e representa uma honra incrível. Eu me sinto representante de todos os professores e profissionais de RP. Penso que a premiação ajuda a dar visibilidade para a nossa profissão e atividade. É importante para o mercado, para a academia e para os futuros estudantes.

• Como você vê o mercado de Relações Públicas nos próximos anos?

Eu tenho falado muito sobre isso: sobre a relevância das RPs para o mercado. As organizações, no cenário atual, precisam ser dialógicas, relacionais, precisam ter exposição, visibilidade. Precisam traçar estratégias de relacionamento com seus públicos de interesse. Vejo necessidade de transparência. Aliás, algo compulsório nos dias de hoje. E isso quem sabe fazer é o profissional de RP.

• Comente sobre a importância da valorização de profissionais da área.

A área tem sido cada vez mais valorizada nos últimos anos, muito em função dos temas latentes, como diversidade, inclusão, sustentabilidade, ESG, mas, principalmente, na minha opinião, pela exposição e visibilidade que temos nas mídias sociais. Organizações se expõem, estão sujeitas a crises e polêmicas, precisam gerir sua comunicação. Pessoas falam a respeito de suas experiências com as organizações, sejam como funcionárias, sejam como clientes, sejam como espectadoras. Assim, vejo uma centralidade sendo atribuída à comunicação e uma necessidade de estratégias de RP.

• O que diria para estudantes de Relações Públicas sobre o papel deles(as) na Comunicação e na sociedade contemporânea?

Para quem está nos bancos acadêmicos, sugiro pensar no papel social que as RP têm e como podemos contribuir para a construção de causas, bandeiras e uma sociedade melhor. Parece clichê, mas não é. A forma como as organizações se articulam, se comunicam, se relacionam, se expõem, diz muito sobre a sua essência, a sua missão, a sua visão e os seus valores.

• Por que escolher a carreira de Relações Públicas?

Porque é uma área que sempre será necessária dentro das organizações – públicas, privadas ou do terceiro setor – pois todos têm, sobretudo com o digital, necessidade de prestação de contas, de relacionamento, de exposição e de visibilidade.

Confira a premiação na íntegra.
Conheça a Graduação em Relações Públicas e o curso de Mestrado da Cásper.