Edição Extra é um programa de TV em formato de revista eletrônica que discute e aprofunda temas sobre Comunicação. É realizado pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual, formada por estudantes dos cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, que vivenciam as etapas de pauta, produção, roteiro, gravação em estúdio e em externa, apresentação, edição, sonorização e finalização. Os estudantes contam com supervisão pedagógica de um professor e acompanhamento de profissionais especializados em audiovisual.

O programa é transmitido pela TV Gazeta no fim de noite do primeiro domingo de cada mês, em televisão aberta e em rede nacional. Trata-se do mais longevo programa produzido por universitários exibido em TV aberta: está no ar desde 1996.

O Edição Extra de agosto apresenta reportagens sobre os núcleos da Faculdade Cásper Líbero, sendo eles: Rádio Gazeta Online e Produtora Experimental Audiovisual, com a participação de Roberto Vilela, supervisor de áudio dos núcleos, Márcio de Paula, coordenador do núcleo musical da Rádio Gazeta Online, Rogério Furlan, supervisor da Produtora, e Renato Tavares, coordenador do curso de RTVI da Cásper.

Teremos matérias dos núcleos restantes, sendo eles: As revistas Cásper e Esquinas e o Laboratório de RP. Contando com a presença da editora-chefe da Revista Esquinas Lorena Vieira, do editor chefe da Revista Cásper Eduardo Nunomura e de Pedro Nogueira, coordenador do curso de RP.

ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA

No primeiro bloco o Edição Extra aborda o surgimento da Rádio Gazeta Online, os programas que são realizados e a experiência que esses alunos vem vivenciando. Márcio de Paula, coordenador do núcleo musical da rádio e Roberto Vilela, supervisor da rádio, explicam como é importante os alunos aprenderem na prática e deter essas atividades no currículo.

Neste bloco, o Edição Extra aborda como são os bastidores do programa, a pré produção e edição e a idealização de roteiros. Rogério Furlan, supervisor pedagógico da produtora e Renato Tavares, professor na Faculdade Cásper Líbero explicam a importância do núcleo dentro do currículo dos alunos.

No segundo bloco o Edição Extra apresenta o Laboratório de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, Casperdiem. Nele, estudantes tem a oportunidade de vivenciar situações reais na prática, colocando a mão na massa e tirando as ideias do papel, criando assim eventos do zero. Conheça como funciona a pequena agência de comunicação digital, as funções dos alunos dentro do núcleo e alguns projetos que já foram executados. Professor Pedro Nogueira, coordenador do projeto, explica o dia a dia da iniciativa.

Conheça a Revista Cásper, o veículo de comunicação da Faculdade Cásper Líbero que atua tanto no físico quanto no digital. Entenda os processos que envolvem para a publicação, como os alunos atuam no núcleo e como é feita a diagramação. Eduardo Nunomura, editor chefe da revista, mostra na prática os bastidores dessa produção.

O Edição Extra apresenta a Revista Esquinas, um órgão da Faculdade Cásper Líbero com o foco de produção nos meios digitais. Saiba a importância do núcleo dentro da faculdade, as funções dos estudantes e a linha editorial. Lorena Vieira, editora chefe, e Ronaldo Saez, monitor, evidenciam a notoriedade que a revista ganhou com o passar dos anos e como ajuda os alunos no dia a dia.