O Edição Extra é um programa de cunho experimental produzido por alunos e alunas da Faculdade Cásper Líbero. A TV Gazeta reserva o horário das 23h do primeiro domingo do mês para exibir o programa, onde os estudantes investigam mais a fundo, discutem e atualizam grandes assuntos presentes na nossa sociedade, através de uma grande reportagem. Por ser um conteúdo construído pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual da Cásper, o formato do Edição Extra evolui junto com as pesquisas e os experimentos dos alunos, monitores e colaboradores, sem deixar de lado os focos jornalístico e investigativo que estruturam a essência do programa.

O Edição Extra de dezembro aborda os formatos da telenovela nos seus 70 anos de história, a importância e o impacto do audiovisual para a educação e comenta sobre a ideia da criação de um sindicato para influenciadores digitais.

No primeiro bloco do programa, o Doutor em teledramaturgia Mauro Alencar, o crítico de TV e autor do site Teledramaturgia Nilson Xavier, a professora da ECA/USP Esther Hamburger e o autor e roteirista da TV Globo Vincent Villari comentam sobre a evolução histórica e perspectivas para o formato da telenovela brasileira.

No segundo bloco do programa, a arte-educadora Madalena Monteiro, a diretora de escola pública em Brasília Vera Lúcia Ribeiro, o professor de piano e teclado Milo Andreo, a pesquisadora e consultora em educação Mônica Gardelli Franco e a perita judicial Rita Mendonça, que auxiliou a filha no ensino remoto, comentam sobre as experiências propiciadas pela internet e pelo audiovisual no período da pandemia de Covid-19 e o uso pedagógico dessas ferramentas.

No terceiro bloco do programa, a pesquisadora em Comunicação Digital na USP Issaaf Karhawi, a professora da Faculdade Cásper Líbero Bianca Dreyer, a advogada especializada em direito do trabalho Paula Pimentel e o empreendedor e criador do canal Macho Moda Leonardo Leal comentam sobre a regulamentação de criadores de conteúdo digital e a possibilidade da criação de um sindicato específico para esses profissionais.

Confira o programa na íntegra!