Edição Extra é um programa de cunho experimental produzido por alunos e alunas da Faculdade Cásper Líbero. A TV Gazeta reserva o horário das 23h do primeiro domingo do mês para exibir o programa, onde os estudantes investigam mais a fundo, discutem e atualizam grandes assuntos presentes na nossa sociedade, através de uma grande reportagem. Por ser um conteúdo construído pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual da Cásper, o formato do Edição Extra evolui junto com as pesquisas e os experimentos dos alunos, monitores e colaboradores, sem deixar de lado os focos jornalístico e investigativo que estruturam a essência do programa.

No programa de fevereiro, a equipe do Edição Extra apresenta os processos de criação de um samba-enredo, a fama dos doramas e tudo sobre a escrita de fanfics.

Assista ao programa na íntegra:

O carnaval é uma festa tipicamente brasileira e os desfiles fazem parte dessa confraternização tão diversa. O primeiro bloco do Edição Extra trata da escolha e do desenvolvimento dos enredos das escolas de samba.

O carnavalesco da Mancha Verde, André Machado, o diretor de carnaval da Mancha Verde, Paolo Bianchi, o diretor de carnaval da Rosas de Ouro, Evandro Souza, o coordenador de alegorias da Mancha Verde, Iattha “Bibinha”, a costureira da Mancha Verde, Darli Afonso, o diretor de tamborim da Mancha Verde, Eduardo Brito, e o coordenador de fantasia da Mancha Verde, Willians Bueno, contam detalhes do planejamento, criação e produção dos desfiles.

O segundo bloco do Edição Extra aborda os doramas, séries asiáticas que se popularizaram ao redor do mundo nos últimos anos. Demonstrando as diferentes culturas da Ásia, atraiu diversos entusiastas e fãs.

A influencer Carol Pardini, a doutoranda em comunicação Daniela Mazur e as fãs de produções audiovisuais asiáticas Camila Dias e Fernanda Rosseti comentam sobre a estrutura das novelas, a popularidade dos doramas e como eles influenciam o entretenimento global.

Diretamente da Comic Con Experience (CCXP), evento brasileiro sobre filmes, livros e histórias em quadrinho, entenda com a equipe do Edição Extra a cultura de fãs e as fanfics – ficções escritas por fãs.

A professora e pesquisadora de fanfiction Tatiana Boulhosa, o autor e pesquisador de narrativa transmídia Vicente Gosciola e a escritora e roteirista Ray Tavares explicam as nuances dessas histórias e comentam sobre suas experiências na área.