Edição Extra é um programa de TV em formato de revista eletrônica que discute e aprofunda temas sobre Comunicação. É realizado pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual, formada por estudantes dos cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, que vivenciam as etapas de pauta, produção, roteiro, gravação em estúdio e em externa, apresentação, edição, sonorização e finalização. Os estudantes contam com supervisão pedagógica de um professor e acompanhamento de profissionais especializados em audiovisual.

O programa é transmitido pela TV Gazeta no fim de noite do primeiro domingo de cada mês, em televisão aberta e em rede nacional. Trata-se do mais longevo programa produzido por universitários exibido em TV aberta: está no ar desde 1996.

O Edição Extra de janeiro é um especial sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos por estudantes de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero em 2023. Conheça os projetos:

Produção Interativa “Distúrbio”

A reportagem sobre os bastidores do projeto interativo “Distúrbio” abre o Edição Extra de janeiro. Julia Skawinski e Lara Guebarra explicam as principais diferenças de um projeto interativo em relação a outras produções audiovisuais e os desafios que o grupo enfrentou durante a produção do filme.

“Distúrbio” é um filme interativo, no qual o espectador consegue decidir as ações seguintes da narrativa ao decorrer da história, que tem como protagonista uma jovem adulta com transtornos psicológicos.

O projeto foi produzido por estudantes de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero: Julia Skawinski, Lara Guebarra e Tatiana Emy, com orientação do Prof. Me. Alexandre Marino.

Álbum visual “Bomba-Relógio”

Na segunda reportagem, são mostrados os bastidores da produção do álbum visual “Bomba-Relógio”. Isabella Delgado, Leonardo Kenji e Laura Tega falam sobre a escolha desse formato audiovisual e o processo de criação das músicas autorais.

“Bomba-Relógio” é um álbum visual, ou seja, um filme composto por videoclipes que contam uma história. Com músicas autorais na construção narrativa, “Bomba-Relógio” tem como personagens principais os jovens Victória e Fred e acompanha a história da amizade entre eles.

O projeto foi produzido por estudantes de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero: Carolina Sigaud, Gabriel Nereu, Isabella Delgado, Laura Tega e Leonardo Kenji, com orientação do Prof. Me. Alexandre Marino.

Fashion Film “OLOS”

Para finalizar o primeiro bloco, o programa apresenta o fashion film “OLOS”. Giulia Zoli Ferreira e Lívia Machado explicam como surgiu a ideia do projeto experimental e como foi relacionar o contexto da marca com a narrativa e a coreografia do fashion film.

“OLOS” é um fashion film, isto é, um vídeo feito para uma marca de moda comunicar a estética, as ideias e os conceitos de suas peças e coleções. Em parceria com a marca A.M de Alex Macedo, a produção constrói uma narrativa que aborda o amor-próprio.

O projeto foi produzido por estudantes de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero: Giulia Zoli e Lívia Machado, com orientação do Prof. Me. Rogério Furlan.

Documentário “Ariri: retratos e memórias de um vilarejo caiçara”

No segundo bloco do programa, as estudantes que produziram o documentário “Ariri: retratos e memórias de um vilarejo caiçara” falam sobre o objetivo do projeto. Além disso, Juliana Picanço, Larissa Akina, Nicole Cantagallo e Samira Paiva contam histórias inusitadas e os desafios que enfrentaram na produção.

“Ariri: retratos e memórias de um vilarejo caiçara” é um documentário sobre a região de Ariri, que fica na divisa entre o estado de São Paulo e o Paraná. A produção destaca a importância ambiental e histórica do local a partir das narrativas de seus moradores.

O projeto foi produzido por estudantes de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero: Gabriel Haguiô, Gabrielle Fernandes, Juliana Picanço, Larissa Akina, Nicole Cantagallo e Samira Paiva, com orientação do Prof. Dr. Renato Tavares.

Série documental “Sob Ataque: assédio e ameaça contra mulheres jornalistas”

O programa de janeiro se encerra com uma matéria sobre a série documental para internet “Sob Ataque: assédio e ameaça contra mulheres jornalistas”. Bruna Klingspiegel, Camila Alexandrino e Katheryne Stephen falam sobre como surgiu a ideia do projeto experimental e a abordagem com as fontes da websérie.

“Sob Ataque: assédio e ameaça contra mulheres jornalistas” é uma série documental para a internet sobre as violências sofridas por mulheres jornalistas durante o exercício da profissão. Os capítulos abordam a cronologia da violência, os ataques contra jornalistas da editoria de política, o assédio no jornalismo esportivo, a violência institucional, a diversidade no jornalismo e os caminhos para o fim da violência.

O projeto foi produzido por estudantes de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero: Bruna Klingspiegel, Camila Alexandrino, Caroline de Tilia e Katheryne Stephen, com orientação do Prof. Dr. Fabio Ciquini.