O Edição Extra é um programa de cunho experimental produzido por alunos e alunas da Faculdade Cásper Líbero. A TV Gazeta reserva o horário das 23h do primeiro domingo do mês para exibir o programa, onde os estudantes investigam mais a fundo, discutem e atualizam grandes assuntos presentes na nossa sociedade, através de uma grande reportagem. Por ser um conteúdo construído pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual da Cásper, o formato do Edição Extra evolui junto com as pesquisas e os experimentos dos alunos, monitores e colaboradores, sem deixar de lado os focos jornalístico e investigativo que estruturam a essência do programa.

O primeiro Edição Extra de 2022 discute os desafios da cobertura eleitoral no Brasil, o universo do media training e o uso da linguagem neutra.

No primeiro bloco do programa, a colunista do UOL Juliana Dal Piva, a secretária de redação da sucursal da Folha de S. Paulo de Brasília Julianna Sofia e o analista de política da CNN Brasil Iuri Pitta comentam sobre a preparação de jornalistas e meios de comunicação para a cobertura das eleições 2022 no Brasil.

No segundo bloco do programa, a fonoaudióloga, mestre e doutora em ciências dos distúrbios da comunicação pela UNIFESP Leny Kyrillos, a coach de comunicação especializada em Media Training Aurea Regina de Sá, a consultora de gerenciamento de crise e professora na Faculdade Cásper Líbero Tânia Teixeira Pinto e o consultor de marketing político e estrategista digital Fred Perillo falam sobre os perfis de clientes que investem em treinamentos para se comunicarem melhor com a mídia e como é o processo de trabalho de quem oferece o serviço de Media Training.

No terceiro bloco do programa, o autor do Manual Ampliado de Linguagem Inclusiva André Fischer, a professora de língua portuguesa e advogada licenciada Lara Brenner, a doutora e pós-doutora em sociolinguística Vivian Rio Stella, e Idris Kawabe, segunda pessoa do Brasil a conseguir identidade não binária, comentam sobre os usos da linguagem neutra e como utilizá-la nos meios de comunicação.

Confira o programa na íntegra!