INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Edição Extra é um programa de TV em formato de revista eletrônica que discute e aprofunda temas sobre Comunicação. É realizado pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual, formada por estudantes dos cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, que vivenciam as etapas de pauta, produção, roteiro, gravação em estúdio e em externa, apresentação, edição, sonorização e finalização. Os estudantes contam com supervisão pedagógica de um professor e acompanhamento de profissionais especializados em audiovisual.

O programa é transmitido pela TV Gazeta no fim de noite do primeiro domingo de cada mês, em televisão aberta e em rede nacional. Trata-se do mais longevo programa produzido por universitários exibido em TV aberta: está no ar desde 1996.

O Edição Extra de julho apresenta como são produzidos os efeitos especiais de filmes e séries, estreia o quadro “Dica Extra” com a recomendação do filme “Os Sete Samurais” e explica o distanciamento do público brasileiro em relação ao cinema nacional.

ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA

O primeiro bloco do Edição Extra de julho aborda a produção de diferentes tipos de efeitos especiais no audiovisual: maquiagem artística, foley, efeitos práticos e efeitos digitais. Bernardo Lins, produtor e apresentador do podcast “Maquiarte”; Alexandre Marino, professor na Faculdade Cásper Líbero e técnico de som; Kapel Furman, cineasta e coordenador de efeitos especiais; e Felipe Nascimento, supervisor de efeitos visuais, mostram na prática os bastidores dessa produção, as técnicas usadas e os desafios de trabalhar na área.

Em seguida, o programa apresenta uma novidade: o “Dica Extra“, um quadro com dicas culturais no mundo da Comunicação. A primeira edição traz a recomendação do filme “Os Sete Samurais” (1954), dirigido por Akira Kurosawa. Com apresentação de Mateus Ferreira, o “Dica Extra” explica a história do clássico japonês, sua influência no cinema mundial e algumas curiosidades sobre a produção do filme que completa 70 anos em 2024.

Para encerrar o programa de julho, o Edição Extra aborda o distanciamento do público brasileiro em relação ao cinema nacional. Barbara Demerov, jornalista e crítica de cinema; Mariana Jaspe, diretora e roteirista; e Luis Mauro Sá Martino, professor da Faculdade Cásper Líbero, falam sobre a desvalorização do cinema brasileiro, os motivos do distanciamento do público, a importância de políticas para divulgação de produções nacionais e o retrato do país nas obras cinematográficas.