Edição Extra de julho fala sobre música

O Edição Extra é um programa de cunho experimental produzido por alunos e alunas da Faculdade Cásper Líbero. A TV Gazeta reserva o horário das 23h do primeiro domingo do mês para exibir o programa, onde os estudantes investigam mais a fundo, discutem e atualizam grandes assuntos presentes na nossa sociedade, através de uma grande reportagem. Por ser um conteúdo construído pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual da Cásper, o formato do Edição Extra evolui junto com as pesquisas e os experimentos dos alunos, monitores e colaboradores, sem deixar de lado os focos jornalístico e investigativo que estruturam a essência do programa.

O assunto é música no Edição Extra de julho de 2021: desde direitos autorais ao funcionamento de plataformas de streaming, o programa aborda esta outra face do universo musical.

Como a regulamentação dos direitos autorais pode assegurar retorno financeiro para músicos e compositores? No primeiro bloco, Márcio de Paula, programador musical da Rádio Gazeta Online, Karina Guerreiro, gerente da unidade do ECAD de São Paulo, Antônio Luiz, produtor e compositor e Alexandre Marcondes, produtor executivo da Shuffle Audio e professor na Cásper foram convidados para comentar sobre autorização, fiscalização e arrecadação em execuções públicas de peças musicais.

O mercado fonográfico mudou muito ao longo dos anos e, no primeiro trimestre da pandemia de Covid-19, as assinaturas de streaming de música aumentaram em 35%. No segundo bloco do programa, os convidados Juca Novaes, músico e advogado especializado em direitos autorais, Gisela Castro, pesquisadora do consumo de música em ambientes digitais e a cantora e compositora de pop e R&B nacional Isadora comentam sobre o impacto das plataformas de streaming de música no mercado fonográfico.

Confira o programa na íntegra!