Edição Extra é um programa de TV em formato de revista eletrônica que discute e aprofunda temas sobre Comunicação. É realizado pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual, formada por estudantes dos cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, que vivenciam as etapas de pauta, produção, roteiro, gravação em estúdio e em externa, apresentação, edição, sonorização e finalização. Os estudantes contam com supervisão pedagógica de um professor e acompanhamento de profissionais especializados em audiovisual.

O programa é transmitido pela TV Gazeta no fim de noite do primeiro domingo de cada mês, em televisão aberta e em rede nacional. Trata-se do mais longevo programa produzido por universitários exibido em TV aberta: está no ar desde 1996.

O Edição Extra de setembro apresenta o pioneirismo do cinema mudo, explica o processo de criação de pôsteres e capas e exibe a cobertura do evento SET Expo 2024.

ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA

O primeiro bloco do programa Edição Extra de setembro apresenta uma reportagem sobre cinema mudo e mostra como o audiovisual se revolucionou com o tempo. Além disso, exibe a importância dos irmãos Lumière para o cinema, como Thomas Edison contribuiu para a história do audiovisual e os primeiros efeitos visuais feitos na tela. Marco Vale, diretor da Faculdade Cásper Líbero, e Marcela Grecco, pesquisadora sênior da cinemateca brasileira, explicam como a montagem foi uma ferramenta de discurso e a forma que foi radicalizada para a construção de ideias.

Em seguida, a reportagem do Edição Extra mostra o processo de ilustração de capas e pôsteres de livros, discos e filmes, desde o surgimento das ideias até o momento que são lançadas. Além disso, a matéria mostra como essas artes influenciam as pessoas a consumirem obras e a importância dos pôsteres dentro do audiovisual. Murilo Orefice, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero, Giovanna Cianelli, artista gráfica, e Alceu Nunes, diretor de arte da Companhia das Letras, explicam a importância da escolha da tipografia, como elas refletem o tom de voz nesse tipo de projeto e as diferenças entre fazer um pôster e uma capa.

O programa Edição Extra de setembro termina com uma reportagem sobre a cobertura do SET EXPO. A matéria mostra palestras, novidades e inovações dentro da área da comunicação e por dentro do evento de mídia, tecnologia e entretenimento. Além disso, expõe o futuro da mídia e os avanços no universo da comunicação. Sandro Sereno, membro da diretoria da SET Expo, e Paulo Sérgio Rufino Henrique, diretor de operações e integração do evento, explicam a importância de uma convenção como essa e de que forma serve de conexão entre a tecnologia, os clientes e os usuários.