Editais de seleção 2019 para o CIP

Por: Faculdade Cásper Líbero

Confira os editais de seleção para o CIP 2019

O Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP), criado no ano 2000, tem como objetivo estimular e fomentar a produção de pesquisa acadêmica na Faculdade Cásper Líbero.

Nestes 18 anos, o CIP já apoiou, por meio de seu programa de concessão de bolsas, mais de 200 projetos docentes e de Iniciação Científica, distribuídos entres os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.

A Faculdade Cásper Líbero reconhece que ensino de excelência, pesquisa científica e extensão são indissociáveis. É por meio da pesquisa científica que as alunas e alunos desenvolvem plenamente suas competências e habilidades e ampliam sua vivência acadêmica, sua visão de mundo, contribuindo para integrar o conhecimento teórico à prática.

Em dezembro de 2018, o CIP inicia a divulgação do seu processo de seleção de projetos de pesquisa docente e discente, que terá início em 2019. Com esta divulgação prévia, esperamos contribuir para que todos e todas possam elaborar com antecedência os seus projetos de pesquisa, no caso docente, e, no caso discente, permitir que os alunos e alunas conheçam melhor as linhas de pesquisa, os projetos em andamento e os seus respectivos orientadores.

Vale salientar que os candidatos e candidatas à bolsa de iniciação científica não precisam entregar um projeto de pesquisa, mas devem se candidatar a um grupo já em andamento, coordenados pelos(as) professores(as) do stricto sensu (Mestrado).

A seguir, apresentamos as principais informações, como o calendário das inscrições, os documentos solicitados e o link para o texto integral dos editais de seleção de pesquisadores(as) discente e docentes.

Processo de seleção docente

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de projetos de pesquisa docente.

Serão distribuídas 8 (oito) bolsas entre as duas linhas de pesquisa do stricto sensu, “Tecnologia, Organizações e Poder” e “Jornalismo, Imagem e Entretenimento”, para as quais os candidatos e candidatas deverão direcionar os seus projetos de pesquisa.

Confira as normas de submissão de projetos e outras informações no Edital de Seleção Docente 2019.

As inscrições serão recebidas entre os dias 1 e 15 de fevereiro de 2019, das 8 às 22h.

Documentos para inscrição:

Ficha de Inscrição devidamente preenchida;
Duas versões digitais (PDF) do projeto de pesquisa, uma com identificação e outra sem;
Uma cópia digital, atualizada, do Currículo Lattes.

Atividade Data
Entrega dos projetos no CIP 1 a 15 de fevereiro de 2019
Entrevistas com os candidatos 18 a 22 de fevereiro de 2019
Avaliação dos projetos 4 a 22 de fevereiro de 2019
Divulgação do resultado A partir de 25 de fevereiro de 2019
Primeira reunião dos novos pesquisadores 4 de março de 2019

Processo de seleção discente

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de 15 (quinze) pesquisadores discentes.

Este ano, os alunos interessados em participar da Iniciação Científica deverão se inscrever em um dos 7 (sete) grupos de pesquisa coordenados pelos professores do stricto sensu (Mestrado).

A iniciação científica é reservada para alunos que estejam no 2º e 3º anos dos cursos da Faculdade. Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, o aluno contará com orientação do professor responsável pelo projeto e receberá bolsa parcial de 25% (vinte e cinco por cento) do valor de sua mensalidade.

Para conhecer na íntegra cada grupo, o currículo do professor responsável e as atividades que serão atribuídas ao pesquisador discente, acesse aqui.

Confira as normas de seleção de pesquisadores discentes e outras informações no Edital de Seleção Discente 2019.

Documentos para inscrição

Ficha de Inscrição devidamente preenchida;
Carta de intenções;
Histórico Escolar;
Cópia do Curriculum atualizado.

Atividade Data
Inscrição dos candidatos no CIP 1 a 15 de fevereiro de 2019