A Esquinas, revista do Núcleo Editorial da Faculdade Cásper Líbero, está realizando em seu site, desde o dia 27 de março, uma cobertura diária sobre a Covid-19 com uma redação virtual comandada pelo professor e coordenador da revista, Rodrigo Ratier. Casperianos de todos os cursos da graduação podem participar do projeto atuando como repórteres colaboradores.

A cada 24 horas, a redação produz uma nova reportagem explorando assuntos pouco abordados pela grande imprensa sobre o novo Coronavírus. As reportagens variam entre temas sobre saúde, trabalho, economia e cultura. O objetivo do projeto é compreender como a pandemia afeta a vida humana em seus mais variados aspectos.

Cobrir a pandemia de Covid-19 mostra a nosso alunos a importância social do jornalismo. Em meio a um cenário de incertezas e de desinformação, o noticiário de qualidade se torna decisivo para a tomada de boas decisões. É um desafio coletivo produzir conteúdo diário, ainda mais com a redação organizada remotamente. Mas tem sido gratificante.

Rodrigo Ratier, professor de Teoria e Prática do Jornalismo e supervisor de Esquinas.

Integrantes do projeto nos contaram como está sendo a experiência. Confira:

A pandemia está sendo um assunto que não é dos mais legais de se tratar, ainda mais pelo excesso de notícias ruins que se vê diariamente, mas é aí que temos nossa importância: abordar de maneira séria e transparente a gravidade desse vírus para sairmos dessa situação sem grandes danos e o mais rápido possível.

Luccas Lucena, do 2° ano de jornalismo e autor de duas reportagens.

A cobertura de Esquinas está sendo bem consistente e diferente de tudo que eu tenho visto na mídia. Além disso, é muito bom abrir espaço para os alunos terem experiência com pautas mais quentes, o contato com o jornalismo em tempo real é muito importante para nossa formação.

Fernanda Almeida, do 2° ano de jornalismo, monitora da Esquinas e autora de duas reportagens.

Para ser colaborador do projeto, envie seu nome e número de celular para o email: [email protected]

Acompanhe a Revista Esquinas no site, Instagram, Twitter, Facebook e YouTube!

Lives da Rádio Gazeta Online com integrantes da equipe da Revista Esquinas

Integrantes da equipe da Revista Esquinas que estão participando do projeto de cobertura sobre a Covid-19 contam sobre os bastidores das reportagens em lives realizadas pela Gazeta Online, rádio universitária da Faculdade Cásper Líbero. As transmissões são realizadas pelo casperiano Caio Mello, do Jornal Gazeta Online, às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 16h, no perfil da emissora no Instagram (@radiogazetaon).