INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
Ícone do título

Revista Esquinas


[sidebar name=”revistas”]








Revista impressa e eletrônica feita pelos alunos da Faculdade Cásper Líbero







Edição atual



A Revista Esquinas continua no papel, seguindo a tradição, mas também se atualiza e embarca na era digital, levando seu conteúdo cada vez mais longe. Para conhecer o novo site, clique aqui.



Desde que a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU usou pela primeira vez o conceito de “desenvolvimento sustentável”, em abril de 1987, a palavra “sustentabilidade” gradativamente se difundiu junto à opinião pública global, associada às questões de ecologia e sobrevivência da fauna e da flora.


Ocorre que, como explica o próprio relatório da ONU, “desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”. Logo, tal noção se estende para outras áreas, impactando em todos os setores da vida da sociedade interconectada em que vivemos atualmente.

ESQUINAS investigou a fundo tais questões e, inspirando-se no conceito de sustentabilidade mais amplo surgido com o relatório da ONU, discute no dossiê desta edição caminhos possíveis para se pensar tais problemas, com reportagens mais aprofundadas do que as habitualmente apresentadas pela imprensa brasileira.


A preocupação com o futuro, antevista pela ONU já em 1987, marca também reportagens que extrapolam os limites do dossiê. Discutem a condição da vida humana em um País em que o eletrochoque voltou a ser autorizado como tratamento para pessoas com problemas de saúde mental e uma legião de desalentados lotam albergues da maior metrópole brasileira. Enquanto isso, instituições artísticas tentam preservar acervos históricos para que as próximas gerações tenham ao menos a esperança de encontrar um mundo minimamente habitável e civilizado em um tempo não muito distante.


Por último, mas não menos importante, a partir desta edição, ESQUINAS traz um design gráfico novo. Privilegiando as imagens, as cores e a leveza visual em cada uma de suas páginas, a publicação laboratorial da Cásper tem design assinado por Henrique Artuni e Larissa Basilio, da equipe de arte do Núcleo Editorial. A dupla criou também um novo logotipo para a publicação que resume com precisão e elegância aquilo que a revista almeja desde sua criação em 1995: exibir com liberdade o que acontece em São Paulo, no Brasil e mundo afora. Boa leitura!


Por Márcio Rodrigo, editor-chefe

revistaesquinas.casperlibero.edu.br