Por Murilo Marcos Orefice, docente do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero

O dia a dia da criação de conteúdos publicitários para as mídias digitais é muito desafiador e também empolgante. Precisamos resolver questões muito variadas como criar peças para impulsionar marcas, elaborar campanhas para ajudar na venda de produtos, desenvolver identidades visuais e logos para empresas, construir sites, entre muitas outras demandas. Para cada uma dessas necessidades, existem ferramentas pensadas para otimizar o cotidiano do trabalho.

Listamos, abaixo, algumas dessas soluções:

Adobe Creative Cloud

Adobe Creative Cloud é um conjunto completo de ferramentas profissionais, extremamente consagradas e amadas pelos usuários, destinadas a criação de conteúdos digitais e offline. É a suite de aplicativos mais usada em agências de publicidade, produtoras e estúdios de design. São mais de 20 aplicativos utilizados para as mais diversas finalidades, tais como:

  • Adobe Illustrator – usado para elaboração de logos, ilustrações vetoriais e diagramação de posts e outras peças.
  • Adobe Photoshop – o famoso software de edição de imagens que possibilita qualquer correção e manipulação em fotografias, além de ser usado para ilustração e pintura digital.
  • Adobe Premiere e Adobe After Effects – aplicativos utilizados para edição de vídeos, animações e inserção de diversos efeitos. Muito usados para produção de peças audiovisuais, como filmes publicitários para YouTube, filmes em mídias externas como o metrô, motion e demais animações.
  • Adobe XD – ferramenta para desenvolvimento de interfaces de aplicativos e sites para celulares.

Há ainda aplicativos para edição de som, manipulação de PDFs, animação 3D, entre muitos outros. Quase todas essas ferramentas têm versões para uso no computador, mas muitas delas possuem versões para celulares e tablets.

Canva

O Canva é uma ferramenta de design com versão gratuita que pode ser usada para edição de layouts e produção de posts e banners no mundo digital, além de outras peças diversas também no âmbito offline. É simples usar o aplicativo em computadores ou celulares. Ao mesmo tempo, o programa disponibiliza diversos templates prontos que podem ser personalizados e possui ainda a opção de criação livre que permite a diagramação a partir do zero. É possível fazer a inserção de imagens, textos e vídeos próprios nas peças. Há também a possibilidade da edição compartilhada simultânea por vários usuários. Outra opção semelhante é o Trakto.

Wix/Wordpress

Plataformas de construção de sites e blogs que possuem muitos templates e soluções prontas. Possibilitam o uso de recursos variados, como sites com diversas páginas, landing pages, ferramentas de e-commerce, de contato, banco de dados, etc. O Wix é mais simples e intuitivo de ser utilizado, mas o WordPress possui muito mais recursos, viabilizando a construção de sites mais robustos e elaborados.

Pinterest

Plataforma usada para levantamento de tendências visuais e busca de referências de imagens fotográficas, de ilustrações, de vídeos e de animações. Pinterest é o site mais usado para criação de painéis visuais que serão a base para a visualidade dos conteúdos digitais. Outras opções também utilizadas para essa finalidade são sites como Behance e DeviantArt.

Google Trends

Google Trends é uma ferramenta utilizada para criação de conteúdos publicitários a partir das buscas mais constantes no Google em cada região e no âmbito global. Essencial para a percepção de tendências que podem servir como tema para a criação digital.

 

Algumas dessas ferramentas são complexas e polivalentes. Outras conseguem responder com rapidez e eficiência os pedidos mais simples, mesmo sendo mais limitadas. Há criadores de conteúdos que jamais abrirão mão do uso de alguma ferramenta específica e se recusam a usar soluções automatizadas. Mas, há também aqueles que vivem atrás de novidades facilitadoras e experimentam todas as possibilidades. Apesar das divergências, em um ponto todos concordam: usar essas ferramentas é fundamental para produzir conteúdos melhores e mais interessantes para seus públicos.

Na Cásper, o desenvolvimento e criação de conteúdos publicitários faz parte da grade do curso de Publicidade e Propaganda. Além disso, os alunos têm oportunidades para desenvolver suas habilidades nos programas citados no Laboratório de Redação 4 (iMAC).