Por Danilo de Oliveira, Estagiário do Núcleo de Mídias Digitais
A fotografia é um universo amplo, com diversos moldes e modelos. Dentro do marketing, por exemplo, as fotos são uma parte essencial da estratégia para promoção de um produto. O Prof. Dr. Fábio Ciquini, docente dos cursos da Graduação em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo, explica o que é fotografia publicitária, a sua importância para marcas e suas diferenças com o fotojornalismo.
A fotografia publicitária é um gênero fotográfico que se adapta aos contextos históricos, sociais e aos avanços da comunicação. Carrega elementos da publicidade para fotos e pode ser usada para destacar o produto ao olhar do consumidor. Visto que é um estilo típico, contém características próprias, como: a expressão do domínio técnico de luz e câmera e da linguagem fotográfica e publicitária.
Fábio destaca que, pelo crescimento das mídias digitais, os publicitários adotam outras estratégias de propaganda:
“Hoje, as redes sociais são o principal canal de disseminação de fotografia publicitária, que ganha contornos mais ‘espontâneos’ do que em outras épocas, trata-se de uma estratégia de aproximar espectadores (e consumidores), tanto que muitas marcas postam fotografias dos usuários dos seus produtos como forma de criar um outro vínculo comunicativo com seus consumidores.”
Segundo o Prof. Fábio, a fotografia no marketing ajuda na divulgação de novos produtos ou empresas. Além disso, esse gênero fotográfico precisa ressaltar as qualidades do contratante. Dessa maneira, sugere “valores simbólicos” atrelados a marca e atua como uma ferramenta de visualidade no mundo da publicidade. Por fim, o docente diz que o publicitário precisa entender o contexto que o produto está inserido:
“[…] compreender valores sociais de determinado contexto e época e traduzi-los de forma visual, sem deixar, claro, de considerar os valores dos produtos, marcas e serviços pelo qual o(a) profissional foi contratado”.
A diferença entre ambos acontece, principalmente, na linguagem e em seus usos. A Fotografia Publicitária, por exemplo, não trabalha com a fluidez que é essencial ao Fotojornalismo – que atua com a velocidade da informação. Ciquini destaca, ao final, as distinções nas produções de ambos:
“Enquanto no fotojornalismo, na imensa maioria das vezes, não há a possibilidade de uma pré-produção e produção em estúdio, com controle total da iluminação, na fotografia publicitária essa é uma condição quase obrigatória.”
A Cásper oferece, em sua estrutura, oportunidades para que os alunos tenham contato com os conceitos e equipamentos utilizados nesse estilo fotográfico. A grade do curso de Publicidade e Propaganda propõe que os casperianos executem as técnicas da Fotografia Publicitária no Estúdio Fotográfico da Faculdade.