INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Por Danilo de Oliveira, Estagiário do Núcleo de Mídias Digitais

A fotografia é um universo amplo, com diversos moldes e modelos. Dentro do marketing, por exemplo, as fotos são uma parte essencial da estratégia para promoção de um produto. O Prof. Dr. Fábio Ciquini, docente dos cursos da Graduação em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo, explica o que é fotografia publicitária, a sua importância para marcas e suas diferenças com o fotojornalismo.

O que é a Fotografia Publicitária?

A fotografia publicitária é um gênero fotográfico que se adapta aos contextos históricos, sociais e aos avanços da comunicação. Carrega elementos da publicidade para fotos e pode ser usada para destacar o produto ao olhar do consumidor. Visto que é um estilo típico, contém características próprias, como: a expressão do domínio técnico de luz e câmera e da linguagem fotográfica e publicitária.

Fábio destaca que, pelo crescimento das mídias digitais, os publicitários adotam outras estratégias de propaganda:

“Hoje, as redes sociais são o principal canal de disseminação de fotografia publicitária, que ganha contornos mais ‘espontâneos’ do que em outras épocas, trata-se de uma estratégia de aproximar espectadores (e consumidores), tanto que muitas marcas postam fotografias dos usuários dos seus produtos como forma de criar um outro vínculo comunicativo com seus consumidores.”

Quais são os objetivos da Fotografia Publicitária?

Segundo o Prof. Fábio, a fotografia no marketing ajuda na divulgação de novos produtos ou empresas. Além disso, esse gênero fotográfico precisa ressaltar as qualidades do contratante. Dessa maneira, sugere “valores simbólicos” atrelados a marca e atua como uma ferramenta de visualidade no mundo da publicidade. Por fim, o docente diz que o publicitário precisa entender o contexto que o produto está inserido:

“[…] compreender valores sociais de determinado contexto e época e traduzi-los de forma visual, sem deixar, claro, de considerar os valores dos produtos, marcas e serviços pelo qual o(a) profissional foi contratado”.

Quais são as diferenças entre o Fotojornalismo e a Fotografia Publicitária?

A diferença entre ambos acontece, principalmente, na linguagem e em seus usos. A Fotografia Publicitária, por exemplo, não trabalha com a fluidez que é essencial ao Fotojornalismo – que atua com a velocidade da informação. Ciquini destaca, ao final, as distinções nas produções de ambos:

“Enquanto no fotojornalismo, na imensa maioria das vezes, não há a possibilidade de uma pré-produção e produção em estúdio, com controle total da iluminação, na fotografia publicitária essa é uma condição quase obrigatória.”

A Cásper oferece, em sua estrutura, oportunidades para que os alunos tenham contato com os conceitos e equipamentos utilizados nesse estilo fotográfico. A grade do curso de Publicidade e Propaganda propõe que os casperianos executem as técnicas da Fotografia Publicitária no Estúdio Fotográfico da Faculdade.