O Prêmio Cásper Líbero 2021 aconteceu na última terça-feira, 15 de junho, no Canal do YouTube da Cásper. Em uma cerimônia emocionante, a Coordenadoria do Curso de Relações Públicas reconheceu o mérito das egressas que produziram os melhores projetos dentro das categorias “Trabalhos Aplicados” e “Pesquisas Monográficas”, juntamente com uma Comissão Avaliadora composta por grandes profissionais da academia e do mercado de Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Além de anunciar os trabalhos vencedores, o evento também aproveitou para revelar as egressas indicadas à Categoria Cidadania, cuja premiação será realizada no segundo semestre, pela Coordenadoria de Cultura Geral.

Logo no início da cerimônia, o Coordenador do Curso, Prof. Sérgio Andreucci Jr. prestou homenagem aos egressos vencedores da premiação em 2020, que não tiveram a cerimônia de oficialização do prêmio em função do advento da pandemia da Covid-19 e da emergência das medidas protocolares de distanciamento social, o que culminou na suspensão dos eventos presenciais.

Neste ano, pela primeira vez longe do Auditório Cásper Líbero, e agora pelo canal do YouTube da Cásper, a organização do evento fez questão de resgatar a trajetória dos vencedores da quarta edição do Prêmio e mencionar suas conquistas. Pensando nisso, a Professora Vânia Penafieri, homenageou seus orientandos com um depoimento emocionante que trouxe à tona a jornada de trabalho, pesquisa e superação dos egressos premiados em 2020.

“Ressaltando dois pontos de convergência, entre esses dois trabalhos tão diferentes, tanto na forma como no conteúdo, feito por pessoas tão incríveis, que trouxeram leveza no processo, mesmo com dificuldades inerentes e a inquietação, que sempre esteve lá e serviu como força motriz durante todo o percurso. Que sorte a minha ter acompanhado tudo isso. Parabéns pela premiação tão merecida”, disse Professora Vânia Penafieri orientadora dos trabalhos vencedores em 2020.

Na categoria trabalho aplicado, quem conquistou o Prêmio Cásper Líbero 2020 foi a Agência Urban Comunicação, com o Plano de Relações Públicas para o cliente @logaybr.

 

Prêmio Cásper Líbero 2021 - Categoria Relações Públicas - Trabalho aplicado

Já na categoria monografia, o destaque foi para Guilherme Sampaio Brandão, autor da Pesquisa Monográfica “ELE NÃO? Uma análise de discurso eleitoral na era da pós-verdade”.

Prêmio Cásper Líbero 2021 - Categoria Relações Públicas - Monografia

Na sequência, para brindar os espectadores, alunos e convidados, o evento contou com a palestra, “O que vem depois: 03 lições que aprendi na minha jornada até aqui”, ministrada pela casperiana Diana Rodrigues, Diretora de Marketing e Comunicação da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil e uma das 25 marcas mais valiosas do país segundo ranking da Interbrand. Com 20 anos de experiência na área de marketing e comunicação, Diana passou por grandes marcas nacionais como Unibanco, Itaú e Grupo Silvio Santos. Além de ser formada em Relações Públicas pela Cásper Líbero, cursou MBA na Escola Superior de Propaganda e Marketing e especializou-se em Comportamento do Consumidor e Branding pela mesma instituição. Iniciou sua carreira na área de comunicação do Grupo Silvio Santos e teve uma passagem de 8 anos pelo mercado financeiro. Na TOTVS, é responsável há 9 anos pela área de Marketing e Comunicação Brasil e América Latina. E em 2021 ela retornou ao solo virtual casperiano como Palestrante e Avaliadora do Prêmio Cásper Líbero 2021!

Diana Rodrigues

“Minha dica para vocês que estão entrando no mercado e vocês que já estão inseridos no mercado é que experimentem, testem, façam um pouco de cada uma das disciplinas, tentem entender o que vocês de fato gostam de fazer, mas saibam como fazer um pouco de tudo, isso vai ser sempre muito importante para vocês e, independente disso, durante toda sua trajetória profissional, sempre se questione se você é feliz”, disse Diana Rodrigues no encerramento de sua palestra que foi motivo de inspiração.

Antes do grande anúncio dos trabalhos vencedores, todos os espectadores do evento puderam conhecer uma pouco mais sobre os trabalhos finalistas por meio de seus próprios autores e também sob as lentes misteriosas dos profissionais que compuseram a Comissão Avaliadora do #PCLRP21 e compartilharam suas desafiadoras experiências na escolha dos trabalhos vencedores:

“Fico muito feliz de ver que os projetos mantêm uma qualidade, a Instituição tem conseguido manter a sua excelência. Eu analisei três projetos de clientes completamente diferentes e de mercados muito diferentes. Mas um dos projetos, definitivamente pela forma como ele foi contado, ele tem uma redação que prende a gente, fica muito claro tudo ele é muito bem como textualizado, é um projeto que eu considerei completo, não me deixou nenhum tipo de dúvida e eu achei que ele foi bem atendido em todos os quesitos. Apesar de que os três projetos eram projetos muito bons, de fato as três agências estão de parabéns. Desejo todo sucesso e ao ganhador meus parabéns pela qualidade do projeto, fiquei muito feliz de poder ter feito parte dessa avaliação.” – Diana Rodrigues – Diretora de Comunicação e MKT – TOTVS e Avaliadora da Modalidade de Trabalho Aplicado.

“Foi um grande desafio escolher apenas um trabalho, porque os trabalhos estavam excelentes. O trabalho que mais chamou a minha atenção foi o trabalho que contemplou todos os públicos, inclusive concorrentes, fez um diagnóstico bem amplo e trouxe boas ideias que podem ser executadas pelo cliente.” – Sandra Bonani – Diretora de Influência – Trama Comunicação e Avaliadora da Modalidade de Trabalho Aplicado.

“É notável a evolução dos projetos de relações públicas realizados por estudantes a cada ano. Parabenizo todos os alunos responsáveis pelos projetos premiados, assim como seus orientadores e demais envolvidos no processo. Estou certa de que temos excelentes colegas de profissão entrando no mercado para liderar a transformação da atividade de relações públicas nos próximos anos” – Thaís Diogo Araújo – Diretora – LOURES Consultoria e Avaliadora da Modalidade de Trabalho Aplicado.

“Foi muito interessante entrar em contato com novos autores. Não é uma tarefa muito fácil avaliar os trabalhos, mas importante reforçar que todos os trabalhos estavam com uma ótima qualidade, parabenizo as autoras e desejo muito sucesso para todas.” – Felipe de Souza – Mestre em Sustentabilidade pela Sorbonne e Avaliador da Modalidade de Monografia.

“Eu pude ver produções acadêmicas de um nível até de mestrado, então fico bastante feliz em termos pessoas tão competentes indo para o mercado com uma qualidade acadêmica e científica tão boa.” – Vinícius Riqueto de Oliveira – Mestre pela Cásper, Coordenador de Comunicação Na Alston e Avaliador da Modalidade de Monografia.

“Foi uma experiência muito enriquecedora fazer a leitura dos trabalhos que estão concorrendo ao Prêmio Cásper Líbero. Acho que os três trabalhos trouxeram temáticas que são muito contemporâneas e muito relevantes para a sociedade e para o campo da comunicação. De fato, os trabalhos tinham altíssimo nível, muito bem escritos e muito bem embasados. O principal critério que eu usei para fazer a seleção foi o rigor na aplicação do método escolhido, mas independentemente disso, acho que todos os trabalhos e todas as pesquisadoras estão de parabéns, são vencedoras.” – Keite Pacheco de Carvalho – Mestre pela Cásper e Avaliadora da Modalidade de Monografia.

Depois de muito suspense, era chegada a hora da cerimônia prosseguir para a tão clamada revelação dos vencedores de cada categoria, com o auxílio da Profa. Ágatha Paraventi e do Prof. Sérgio Andreucci Jr., que apresentaram um breve resumo de cada trabalho e anunciaram os grandes destaques da noite.

Na categoria Monografia, a grande vencedora foi a egressa Nathália Fernandes Vicentin com a pesquisa monográfica “Idade no discurso de diversidade: o papel das relações públicas no combate ao ageísmo e na promoção da intergeracionalidade nas organizações”, orientada pela Profa. Dra. Else Lemos.

Nathalia Vicentin

A vencedora do #PCLRP21 na modalidade Monografia, que na semana anterior já havia ganhado como melhor monografia do Brasil no Prêmio Abrapcorp de Monografias, comemorou entusiasmadamente sua vitória em um depoimento repleto de gratidão e alegria:

“Primeiro muito obrigada, eu estou muito feliz com todo esse reconhecimento, me deixa extremamente feliz e motivada. Como eu falei no agradecimento da Abrapcorp, é continuar pesquisando, acho que o Brasil precisa desse estímulo, nós precisamos desse estímulo também na comunicação, porque comunicação é ciência também. E deixo meu agradecimento à minha mãe, à minha família; minha mãe principalmente por ser uma inspiração para esse trabalho. Desejo que o mundo mude para ela, para mim e para todos nós. E o agradecimento à Prof. Else Lemos, minha parceira, minha amiga, conselheira e claro a todos os professores, sem vocês não daria.”, disse Nathália Fernandes Vicentin em seu depoimento da vitória.

A vice-colocada foi a Beatriz Carvalho de Melo“As intersecções entre a atividade de relações públicas e o design na gestão do relacionamento com o cliente no ambiente digital”, orientada pela Profa. Dra. Bianca Dreyer.

Beatriz Melo

Para completar o pódio da modalidade Monografia, a terceira colocada foi a Luisa Furlan com a pesquisa monográfica “Deixe o machismo em casa: Os novos valores de consumo na análise do discurso de marcas de cerveja no Brasil” orientada pelo Prof. Ms. Daniel Zimmermann.

Luisa Furlan

Monografia vencedora

Já na modalidade Trabalho Aplicado, a grande vencedora foi a Agência Idealize, composta pelas egressas Anna Carolina Aielo Mendes, Giovana Ghiraldini, Maria Luiza Pereira de Albuquerque, que tiveram como cliente a Granado, orientadas pela Profa. Dra. Natália Tamura.

Agência Idealize

A Agência vencedora do #PCLRP21 na modalidade Trabalho Aplicado, comemorou a vitória com muita emoção, nas palavras da representante da agência experimental, Anna Carolina Aielo, receber o prêmio foi uma grata surpresa para o grupo:

“Primeiramente muito obrigada, eu e as meninas estamos muito felizes e realizadas, por termos alcançado esse prêmio. Quem acompanhou de perto, sabe o percalço que foi para chegar até aqui, a gente começou super despretensiosas, apenas focadas em entregar o nosso melhor, como a gente sempre fez no decorrer do Curso. A gente tem consciência que foi por conta do nosso esforço e dedicação, mas a gente também sabe que seria impossível chegar até aqui sem contar com algumas pessoas que estiveram com a gente no decorrer dos quatro anos. A gente gostaria de agradecer muito a professora Natália que foi muito mais que uma orientadora, ela nos trouxe muita calma, direção, questionamentos e certezas quando as nossas dúvidas eram muito maiores do que tudo. O nosso muito obrigada, por acreditar em nós e por ensinar que além da teoria, a comunicação é repleta de sentimentos e emoções. Muito obrigada a todos.” disse Carolina Aielo em seu depoimento da vitória.

A Agência Lumière, composta por Beatriz Teixeira Bacetic Ban, Carolina Tonin de Almeida, Eduarda Sanches Araújo, Raphaela Neves de Souza se consagraram como as vice-campeãs do #PCLRP21, tendo como cliente a Tea Connection e sob a orientação da Profa. Dra. Carolina Terra.

Agência Lumière

Para completar o pódio da modalidade Trabalho Aplicado, a terceira colocada foi a Agência B4 Comunicação, composta por Flávia Helena Camargo Gouvêa, Gabriela Dona de Paula, Giovanna Ciuffo Gentil, Kamila Ferrari Volci, com o cliente Flash App, orientadas pela Profa. Dra. Else Lemos.

Agência B4

Trabalho aplicado vencedor

Para encaminhar o encerramento da Cerimônia de Entrega do Prêmio Cásper Líbero, os professores Sérgio Andreucci Jr. e Ágatha Paraventi agradeceram a interação de toda audiência no chat da transmissão do evento, que foi marcado por muita torcida, ansiedade para o anúncio dos vencedores, e muitos elogios pela organização do evento.

Logo após as premiações, a equipe do Laboratório de Relações Públicas, composta por Bárbara Penha, Beatriz Jarzinski, Bernardo de Melo, Giovanna Trevisanuto e Vitor Dumont, entrou em ação para conversar com as egressas vencedoras para saber mais sobre a trajetória de cada trabalho campeão e assim, multiplicar a emoção das mais novas vencedoras do Prêmio Cásper Líbero. Para conhecer os melhores momentos do evento, com registros super emocionantes daqueles de marcar a memória, sem falar das lives com as vencedoras e o podcast com as professoras Natália Tamura e Else Lemos, orientadoras dos trabalhos premiados, basta acompanhar bem de pertinho todo esse conteúdo da cobertura pós-evento seguindo o perfil laboratorial do Curso de Relações Públicas no Instagram, o @casperdiem_, pois lá trazemos muitas histórias e experiências importantes para sua graduação, sempre multiplicando conexões com a comunicação, além de contar os bastidores dos eventos do Curso como o Prêmio Cásper Líbero.

Mas antes de mergulhar no conteúdo do CD sobre o #PCLRP21, conheçam a seguir as egressas indicadas pela Coordenadoria de RP para o Prêmio Cásper Líbero 2021 – Categoria Cidadania, que destaca trabalhos de conclusão de todos os cursos da graduação da Cásper conectados com a cidadania e transformação social. Aproveitem para formar suas torcidas porque no segundo semestre estaremos de volta aqui e no CD para te contar sobre os melhores momentos dessa premiação realizada pela Coordenadoria de Cultura Geral.

Categoria Cidadania

Indicados na Categoria Cidadania

Confira a galeria com imagens de alguns momentos do evento:

Professor Sergio Andreucci, Coordenador do Curso de Relações Públicas
Professor Welington Andrade, Diretor da Faculdade Cásper Líbero
Professora Vânia Penafieri - Orientadora de trabalhos vencedores
Palestrante Diana Rodrigues
Palestrante Diana Rodrigues
Felipe Pimenta – Avaliador da categoria Monografia
Vinícius Riqueto - Avaliador da categoria Monografia
Premiação da casperiana Nathália Fernandes Vicentin
Nathália Fernandes Vicentin - Vencedora na categoria Monografia
Beatriz Carvalho de Melo - Vice-colocada na categoria Monografia
Vencedoras na categoria Monografia
Sandra Bonani – Avaliadora da categoria Trabalho Aplicado
Carolina Aielo - Integrante da Agência Idealize, vencedora na categoria Projeto Aplicado
Giovanna Ciuffo – Representante da B4 Comunicação, agência finalista da Categoria Trabalho Aplicado
Vencedoras na categoria Trabalho Aplicado
Trabalhos indicados na categoria Cidadania

previous arrow
next arrow
 
Professor Sergio Andreucci, Coordenador do Curso de Relações Públicas
Professor Welington Andrade, Diretor da Faculdade Cásper Líbero
Professora Vânia Penafieri - Orientadora de trabalhos vencedores
Palestrante Diana Rodrigues
Palestrante Diana Rodrigues
Felipe Pimenta – Avaliador da categoria Monografia
Vinícius Riqueto - Avaliador da categoria Monografia
Premiação da casperiana Nathália Fernandes Vicentin
Nathália Fernandes Vicentin - Vencedora na categoria Monografia
Beatriz Carvalho de Melo - Vice-colocada na categoria Monografia
Vencedoras na categoria Monografia
Sandra Bonani – Avaliadora da categoria Trabalho Aplicado
Carolina Aielo - Integrante da Agência Idealize, vencedora na categoria Projeto Aplicado
Giovanna Ciuffo – Representante da B4 Comunicação, agência finalista da Categoria Trabalho Aplicado
Vencedoras na categoria Trabalho Aplicado
Trabalhos indicados na categoria Cidadania
previous arrow
next arrow