INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR DE VERÃO 2025 Fechar

Por Lucas Valença, estagiário do Núcleo de Mídias Digitais.

O Live Marketing se mostrou uma ferramenta estratégica para as corporações durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, posicionando-se não apenas como uma forma eficaz de divulgação, mas também como um meio de engajamento direto e imediato com o público-alvo.

Grandes empresas aproveitaram o evento para demonstrar o impacto do Live Marketing, explorando suas capacidades de ampliar a visibilidade das marcas de maneira instantânea. A prática não apenas alavancou a exposição das marcas, mas também redefiniu  como os consumidores se conectam com os produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

Leonardo Moura, gerente sênior de produtos na Globo, mestre em comunicação e professor da pós-graduação da Cásper Líbero cita elementos que compõem uma campanha eficaz do Live Marketing em grandes eventos:

“Um evento como as Olimpíadas é uma oportunidade de aproximar também a relação de um consumidor com uma marca. Em geral, as experiências que as marcas levam para sites de contato com o consumidor estão em sintonia com suas estratégias de posicionamento, territórios de conteúdo ou oportunidades de divulgação de novos produtos. É o que a  Corona Zero tem feito nestas olimpíadas, por exemplo. Não só embala todos os formatos de patrocínio e arena como, também, promove a experimentação do produto e o engajamento com a marca.”

 

Como a Corona Cero utilizou o Live Marketing durante os Jogos

A Corona Cero, citada pelo professor, foi uma das marcas que exemplificou a prática com sua campanha “Golden Venues”. A iniciativa consistia em trazer os assentos dos locais olímpicos para pontos turísticos como a praia do Arpoador no Rio de Janeiro. Além disso, a empresa levou cadeiras de praia e telões com transmissões das disputas para cidades como São Paulo, Florianópolis, Salvador e Belo Horizonte.

No Rio de Janeiro, a ativação no parque das Figueiras, denominada “Corona Olympic Sunset”, foi dividida em três complexos com áreas esportivas, shows e food trucks, proporcionando experiências imersivas que fortaleceram a conexão emocional com o público e reforçaram o posicionamento da marca.

 

Ações de outras empresas

Além da Corona Cero, outras empresas como Samsung, Visa e Danone adotaram estratégias inovadoras de Live Marketing durante os Jogos. A Samsung estabeleceu lojas pop-up em Paris, oferecendo experiências que destacavam não apenas seus produtos, mas também seu compromisso como Parceira Olímpica Mundial, como mostra o vídeo.

A Visa, entretanto, combinou esportes e cultura convidando artistas para criar murais temáticos em Paris e outras cidades-sede como celebração dos jogos. No Brasil, instalaram murais inspirados em elementos culturais como filtro de barro e churrasco.

A Danone marcou presença em Paris distribuindo produtos durante as refeições nos Jogos e instalando um quiosque em formato de pote de iogurte, proporcionando uma interação direta. Essas iniciativas não apenas ampliaram a visibilidade das marcas, mas também redefiniram como empresas podem se conectar com seu público em eventos globais.

O mestre em comunicação enfatiza isso e comenta como o Live Marketing engaja o público mediante a tantas estratégias dentro da mesma prática:

“Criando espaços não só de interação para o consumidor mas permitindo que ele também possa criar conteúdos a partir da experiência ao vivo. Tudo o que pode ser compartilhado em redes sociais, por exemplo, amplia a experiência do local para o digital, escalando a ação.”

O professor completa dizendo que as redes sociais são fortes aliadas em campanhas de Live Marketing, sendo utilizadas como ferramenta de divulgação da campanha.

Em síntese, as Olimpíadas de Paris 2024 ilustraram como o Live Marketing pode ser crucial na promoção de uma marca. As estratégias adotadas pelas empresas citadas não apenas ampliaram sua visibilidade, mas também criaram experiências que fortaleceram o engajamento direto com o público. Além disso, os Jogos evidenciaram que o Live Marketing não se limita à divulgação tradicional, mas sim à criação de conexões emocionais e interativas entre a empresa e o consumidor final.

 

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