O professor explica como surgiu a ideia da obra / Crédito: Ingrid Matuoka

Luís Mauro Sá Martino, professor da graduação e da pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, lança o livro Teoria das mídias digitais – Linguagens, ambientes e redes na quinta-feira, 9 de outubro, às 18h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Segundo o professor, a ideia do livro surgiu em uma conversa com o editor da Editora Vozes, Lidio Peretti. Na ocasião, Luís Mauro comentou com o editor que gostaria de ter um livro que juntasse todas as teorias relacionadas à internet. Lidio perguntou, então, por que o próprio professor não assumia um projeto assim. “Olhei com aquela cara de meme, sabe? Challenge accepted!”, brinca Luís Mauro, que costuma se valer de elementos da cultura digital para interagir em sala de aula.

Um dos últimos frutos das pesquisas que o professor realizou como pesquisador-bolsista da University of East Anglia, em Norwich, na Inglaterra, no ano de 2008. O livro contém parte fundamental obtida por meio dos diálogos entre Luís Mauro e seus alunos em sala de aula, tanto na pós-graduação quanto na graduação. “O livro quem assina sou eu, mas ele é um trabalho coletivo.”.

A obra, que levou um ano e meio para ser escrita, traz um panorama das teorias sobre o mundo digital, abordando questões acerca da cibercultura e do ciberespaço e “reúne ideias e pensadores que procuraram entender alguns aspectos dessa realidade onde as mídias digitais fazem parte do nosso cotidiano”, conta Luís Mauro.

São apresentadas desde as primeiras teorias sobre o tema até as mais recentes. O docente cita como exemplo o termo “rede social”, utilizado pela primeira vez em 1958 por um sociólogo que percebeu, na Noruega, uma relação diferente entre as pessoas. “E nós aqui, depois de 60 anos, usando o mesmo termo”, complementa.

Luís Mauro afirma que a academia tem a preocupação de esperar algum tempo para analisar certos fenômenos, caso das redes sociais, evitando que a pesquisa torne-se extremamente datada. “Não se trata de estudar o meio, mas as culturas e pessoas que se relacionam com esse meio, para entender como a rede de fato se articula a nossa realidade”.

Com relação ao lançamento do livro, o professor está animado: “É uma oportunidade de agradecer pelo diálogo, dizer que essas pessoas foram importantes para o que aconteceu.”.

teoria-das-midias-digitais-SP

Lançamento: Teoria das mídias digitais – Linguagens, ambientes e redes

Quando: Quinta-feira, 9 de outubro, a partir das 18h

Onde: Livraria Cultura – Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073)