O Festival de Cannes torna-se cada dia mais interessante. Além das grandes ideias que você vai encontrar nos cases premiados e dos seminários que apontam tendências, é também uma semana de grandes oportunidades para o business e o que não faltam são lugares patrocinados pelas marcas onde você pode se conectar com gente do mundo inteiro: Google, Facebook, Havas, Microsoft, Yahoo, Linkedin, Spotfy entre outros.
As festas também acontecem todos os dias em lugares diferentes. A abertura do festival contou com a presença do músico de hip hop e ator americano Busta Rhymes. Entre os brasileiros na festa, o assunto eram os Leões a serem anunciados na manhã seguinte.
Foram mais 30 Leões no segundo dia de premiação, a maior parte deles em outdoor. Na categoria, foram 22 Leões: dois ouros para Lew’Lara/TBWA e Ogilvy Brasil, nove pratas e 11 bronzes. As peças premiadas não são apenas uma placa estática na rua, muitas delas são painéis interativos.
Em Media foram quatro Leões, uma prata para a agência Africa com o case Ticket Books e três bronzes para as respectivas agências Ogilvy Brasil, Publicis e Africa. O Grand Prix ficou com a Y&R Team Red Instanbul para Vodafone, um aplicativo que ajuda no combate à violência contra as mulheres.
Em PR (Relações Públicas) o Brasil ficou com dois Leões, uma prata para a Grey Brasil com o case The Art of Waiting para o Reclame Aqui e um bronze para a Ogilvy Brasil com o case Security Moms para o Sport Clube do Recife. O Grand Prix ficou com a MSLGroup New York/Leo Burnett Toronto com o trabalho Always #likeagirl turning an insult into a confidence movement. A campanha exibida durante o Super Bowl (grande final de futebol americano) deste ano tenta modificar a visão machista de que fazer algo “como uma garota” seja ruim.
Este é o primeiro ano da categoria Glass Lion, que premia trabalhos que rompem com preconceitos de gêneros estabelecidos. O Grand Prix ficou com a BBDO Índia Mumbai para o case Touch the Pickle.
Na categoria Creative Effectiveness, o Brasil ficou com dois Leões, uma prata para Ogilvy Brasil com o Bald Cartoons (Carequinha) e um bronze para Leo Burnett com o Bentley Burial para a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. O Grand Prix ficou com Forman & Bodenfors Gothenburg para o Live Test Series para a Volvo Trucks. Todos os trabalhos acima já tinham sido premiados em 2014.
Nos seminários, o destaque foi o cantor Pharrell Williams. Ele falou que o sucesso da música “Happy” se deve também às mídias digitais e que a intenção é o ingrediente número um de todo o seu trabalho.