INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR DE VERÃO 2025 Fechar

Os consumidores contemporâneos têm um perfil cada vez mais engajado em causas sociais e transparente nas ideologias, e essa demanda se projeta nas marcas. Os compradores querem saber de que lugar a marca fala e que ideais ela defende.

Uma pesquisa da consultoria Edelman Earned Brand, divulgada no início de novembro, revela que 56% dos brasileiros dizem consumir ou boicotar marcas de acordo com o posicionamento público delas diante de questões sociais relevantes.

Estas marcas estão de fato comprometidas com bandeiras sociais ou estão usando a comunicação de forma instrumental para conquistar consumidores? Estes valores estão refletidos nas práticas e vão além dos conteúdos? As causas comunicadas se convertem em ações ancoradas em princípios da marca? Construir essa coerência interna também é um processo de comunicação?

Neste especial, a Revista Communicare mergulha no universo do brandwashing (isto é, quando marcas usam causas sociais, mas não as colocam em prática) em conversas com pesquisadores, pesquisadoras e especialistas do mercado. “Ao abordar este tema em uma revista de divulgação científica da Área da Comunicação, pretendemos oferecer elementos para a compreensão de um fenômeno tão atual e relevante, mas também para a reflexão sobre a centralidade da comunicação na contemporaneidade”, afirma Welington Andrade, Diretor da Faculdade Cásper Líbero e integrante do Comitê Editorial da revista. Para ele, a publicação “é um esforço fundamental para entender as ações destas empresas e as reverberações destas práticas na sociedade pela perspectiva da Comunicação”.

Sobre a Revista Communicare

A Communicar& é uma revista laboratorial multimídia de divulgação científica dedicada exclusivamente a pesquisas da Área da Comunicação.

A primeira edição da publicação em seu novo formato tratou do tema “A comunicação e a visibilidade do arcaico”, com um dossiê sobre a utopia da internet, a distopia das redes e os caminhos para a regulação dos ambientes digitais.

O projeto é uma realização do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em parceria com o curso de Graduação em Jornalismo e apoio da Rádio Gazeta Online, da Produtora Experimental e do Núcleo de Mídias Digitais da Cásper.

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Fontes ouvidas nesta edição

Ana Paula de Miranda: professora e pesquisadora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ e autora dos livros “Consumo de Ativismo” e “Consumo de Moda”.

Izabela Domingues: professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) e no núcleo de Design e Comunicação.

Carolina Tonussi: publicitária, Mestra em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e Consultora de Pesquisa e Mercado.

Bianca Dreyer: professora de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, pesquisadora e autora do livro “Teoria e prática das relações públicas”.

Thalita Gelenske: CEO da Blend Edu, startup de estímulo à inclusão no mercado brasileiro.

Alessandra Silva Vasconcelos: Mestra em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, com investigação sobre o caso da AMBEV.

Renato Souza: Gerente sênior em Responsible Business da PWC.

Laís Amaral: pesquisadora e especialista em Alimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

Camila Maranha: pesquisadora e nutricionista da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT). Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Mylene Mizrahi: professora Assistente do Departamento de Educação da PUC-Rio, coordenadora do Estetipop (Laboratório em Estéticas, Cultura Pop e Antropologia).

Redação desta edição

Editores: Enzo Volpe e Michelle Prazeres.

Repórteres: Ana Ferrari, Beatriz Zolin, Julia Góes Garcia, Larissa Ragel e Paola Orlovas.