(reproducação da aula especial)

Nesta quarta-feira, 30 de junho, a Faculdade Cásper Líbero promoveu, em parceria com a Globo Universidades, um encontro entre a equipe criativa da série da Globoplay – “Onde está meu coração” e os alunos da graduação do curso de Rádio, TV e Internet. Os convidados da vez foram o autor e roteirista, George Moura, e a diretora, Luiza Lima, que também trabalharam juntos nas produções de “Onde Nascem os Fortes” e “O Rebu”.

O seminário foi mediado pelos professores Dirceu Lemos e Sabina Anzuategui, e teve como objetivo abordar a série por uma perspectiva das etapas dos processos de criação, além de ressaltar a importância da subjetividade na hora de colocar o texto em prática.

Moura contou que a ideia surgiu pelo fato da dependência química ainda ser um tabu na sociedade, principalmente no âmbito familiar. Sobre a protagonista Amanda, explicou:

“Foi uma escolha pensada, afinal uma médica tem consciência de seu corpo, porém não de seus desejos, ou seja, ela em sim já era uma própria contradição para o desenvolvimento da história”.

A partir do convite, Luiza revelou aos alunos que encontrar um roteiro diferenciado, sobretudo um cenário pouco explorado sobre as drogas, a animou para o projeto.

“O que eu mais gostei no roteiro foi colocar a condição das drogas em um local pouco recorrente, sair dessa situação de marginalização para um status social de classe média e sobre uma médica, algo que poucos esperariam”, pontua a diretora artística.

Sobre as etapas do processo, ela explica que a preparação de elenco também é um momento muito importante, pois é quando se cria a subjetividade das entrelinhas do texto e um respaldo de sentidos para comunicar e debater de forma humanizada com a sociedade.

O autor e roteirista, também, destacou que a verossimilhança da série é a chave que faz o telespectador entrar na história e maratonar ela.

“O não dito é tão importante quanto o dito, e podemos ver isso na excitação da personagem, onde você percebe a sua confusão mental. Isso é uma sutileza e está no significado da palavra para além dela”, diz George.

Por fim, após contarem suas experiências ao longo da carreira, tanto George quanto Luiza agradeceram o convite e deixaram um conselho para a turma:

“Tenham paixão pelo que vocês fazem e busquem isso afinco”.

Sobre George Moura

Os trabalhos de George Moura já foram indicados seis vezes ao EMMY INTERNACIONAL. Pernambucano, jornalista de formação, com experiência com crítico teatral, escreveu sucessos da TV como “Carga Pesada”, “Cidade dos Homens”, “Por toda a Minha Vida”, “O Canto da Sereia”, “Amores Roubados”, “O Rebu” (2° versão). Escreveu mais recentemente a superssérie “Onde Nascem os Fortes”, e agora lança “Onde Está Meu Coração”.

Sobre Luísa Lima

Luiza Lima, tem 43 anos, ingressou há 18 anos na TV Globo como assistente de direção e há 11 anos passou a colaborar como diretora em séries premiadas como “O Rebu”, “Onde Nascem os Fortes” e “Justiça”. A série “Onde Está Meus Coração” é seu primeiro voo solo. Em seus trabalhos, Luiza busca explorar a arte e a pesquisa da linguagem audiovisual em busca de uma direção viva e provocadora, com narrativas atravessadas pelas questões sociais.

Atualmente, Luiza caminha para realizar um sonho antigo, o cinema, com o longa-metragem “Garotas Mortas”, que aborda o feminicídio fora do campo criminal. Prepaa também a série “Os Outros”, de Lucas Paraizo e ainda desenvolve outro projeto de dramaturgia para a TV relacionado à desigualdade de gênero, de classe e racial, com representatividade de mulheres de diferentes etnias na criação e na realização.