Organizada pelos professores Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo, do grupo de pesquisa EstratO (Estratégias Midiáticas Organizacionais), a obra, intitulada Cases Inspiradores: comunicação na prática, reúne 30 cases comentados na área de Comunicação Organizacional e tem por objetivo divulgar iniciativas profissionais e acadêmicas, a fim de inspirar ações e estratégias comunicacionais no âmbito das organizações. O grupo de pesquisa é da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisadora Carolina Frazon Terra, docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação – Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, foi convidada para comentar sobre podcasts na comunicação organizacional.

Com o título “Podcast como ferramenta de relacionamento e construção de marca influenciadora para público interno”, Carolina tensiona teoria e prática sobre o caso apresentado pelo pesquisador Douglas Elias Carvalho e a jornalista Deise Nascimento Nunes.

“O podcast é uma ferramenta que faz parte da construção da marca internamente e, por estar aberto e disponível às audiências externas, acaba por também ser um instrumento de exposição e visibilidade para a companhia”, diz a pesquisadora.

Os outros casos apresentados também trazem experiências profissionais e acadêmicas de jornalistas, publicitários e relações-públicas que atuam em empresas, instituições públicas e projetos de extensão ou institucionais. Além disso, as estudantes integrantes do grupo de pesquisa elaboraram um Desafio e um Exercício para cada um dos textos, tendo em vista que o livro é didático e pode ser usado como recurso pedagógico para professores de cursos superiores de comunicação social e suas habilitações.

O livro digital apresenta-se em três seções:

1. Comunicação Organizacional;

2. Comunicação e Pandemia;

3. Universidade e Sociedade.

Dentre os temas abordados nas práticas relatadas nos cases estão eventos, campanhas, projetos, assessoria, planejamento, marketing, mídias sociais digitais, estratégias, reputação, sustentabilidade, cultura, públicos, branding, comunicação interna, entre outros.

O formato desta publicação é inovador e apresenta um formato digital interativo, em que o leitor pode navegar sem precisar usar a rolagem para encontrar os textos do sumário. É possível fazer isso apenas usando os botões presentes em todo o arquivo, podendo voltar ao topo ou ir para os exercícios e desafios.

O livro pode ser baixado gratuitamente no site do Grupo EstratO.