Por Ana Luiza Sanfilippo, estagiária do núcleo de mídias digitais.
O plano de comunicação é uma das etapas essenciais se uma marca quer atingir o seu público-alvo com clareza e certeza. Esse processo não é como uma receita de bolo, cada marca precisa passar pelo processo individual de plano de comunicação para que ele funcione de acordo com as suas características individuais.
Segundo Sergio Andreucci, docente da Faculdade Cásper Líbero, mestre e doutor em comunicação, esse plano funciona como a linha mestra que conduz todas as ações, estratégias e formas de comunicação:
“O plano de comunicação é o caminho, o meio de como nós iremos atingir os objetivos propostos pela organização para atingirmos os nossos públicos e alcançarmos eficiência nas mensagens e na comunicação que pretendemos fazer com esses públicos.”
Ou seja, o plano de comunicação é a estruturação de uma ideia dada pelo cliente com começo, meio e fim.
Cada cliente precisa de um plano único. Não é possível aplicar a mesma estruturação em todas as empresas pois cada uma possui necessidades e metas diferentes.
Porém, todas passam por um processo muito parecido. Existem 3 fatores que se destacam, sendo eles o diagnóstico, a implementação e a mensuração. Futuramente, esses três tópicos se ramificarão em demais tomadas de decisão importantes para a marca. Mas, inicialmente, o mais importante é analisar as informações que temos sobre o cliente e somá-las aos objetivos exigidos por ele, implementar o plano criado a partir desses dados e mensurar os resultados. Esses resultados servirão como subsídio para o próximo plano.
Assim como fazemos planejamentos para coisas simples, como uma viagem ou uma tarefa do dia-a-dia, o plano de comunicação é essencial para organizar as expectativas que o cliente pretende atingir e fazer com que elas funcionem.
“Se não tivermos um plano de comunicação, provavelmente, nós não teremos as condições necessárias na hora de desenvolver a estrutura e os recursos necessários para o atingimento de objetivos. Tudo que precisamos (recursos) entra em um plano.”
A frase acima, dita pelo professor Sergio, enfatiza a importância do plano de comunicação. Ele enfatiza dizendo que, sem um plano, o resultado será precário.
O professor Andreucci afirma que o que não pode faltar na base do plano de comunicação é a informação. Quanto mais informação tivermos, mais poder de realização nós teremos:
“O briefing, que é o ponto de partida do plano, tem que ser muito bem feito. A fonte de informação tem que ser adequada.”
Ao começar um plano de comunicação, é essencial que as informações estejam bem apuradas. Caso isso não aconteça, o planejamento não terá mais utilidade, pois estará baseado em informações falhas e, com isso, a estruturação ficará frágil. Logo, um plano fragilizado não atingirá os objetivos.
Um bom planejamento precisa levar em consideração a história, a cultura e a identidade da empresa.
“A essência do plano está na questão cultural também, na identidade. Para fazer um plano de comunicação adequado, ele tem que ser sob medida. Ele tem que levar em consideração todas as características culturais da organização.”
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