A Faculdade Cásper Líbero receberá, de 18 a 31 de julho de 2022, currículos de candidatos a vagas de professor. O título de mestre é a exigência mínima; o de doutor, desejável. Vivência de mercado e experiência docente condizente com o curso e a disciplina são requisitos fundamentais.
Disciplina: Introdução ao Jornalismo: Epistemologia e Técnicas (18 horas-aulas semanais)
O jornalismo como forma de conhecimento. A notícia como representação ou simulação do real. O tempo e o espaço no jornalismo. A atividade jornalística: universalidade, particularidade e singularidade. Articulações entre o real e o imaginário nas notícias. Jornalismo e complexidade. Conceito de comunicação, informação e jornalismo. Natureza e cultura; real e virtual no jornalismo. Aprofundamento, por meio de aulas expositivas e trabalhos práticos realizados em laboratório, da atividade de apuração, para introdução às atividades subsequentes de redação e edição.
Disciplina: Teoria e Prática da Reportagem (36 horas-aulas semanais)
As técnicas e os métodos envolvidos nas diversas modalidades da reportagem jornalística escrita. A reportagem temática interpretativa e a reportagem narrativa humanizada. Ênfase ao aprimoramento da capacidade de pesquisa primária e à interação com fontes orais e personagens. Introdução da filosofia e da técnica do jornalismo narrativo e estudo das metodologias de pesquisa qualitativa em ciências humanas aplicáveis à produção de reportagens jornalísticas em profundidade.
Disciplina: Produção e Práticas de TV (18 horas aulas-semanais)
Conceitos e técnicas básicos na produção de programas audiovisuais, gravados ou ao vivo, em variados suportes e para diferentes plataformas digitais. Pré-produção, produção, pós-produção e suas especificidades. As questões éticas e colaborativas que envolvem uma produção. Criação e avaliação de ideias relevantes e viáveis para se tornarem programas de TV. Exercícios em estúdio e gravações em externas. Aulas expositivas, com análise de programas, e discussões embasadas em textos auxiliares. Trabalhos práticos de produção de estúdio, externas, figurinos, elenco/convidados e cenários.
Disciplina: Programação, Audiência e Crítica Audiovisual (18 horas-aulas semanais)
Os mecanismos e fundamentos da programação de TV, rádio e internet. Relações entre audiência, estratégias comerciais e a lógica de programação na TV brasileira. Os meios eletrônicos e digitais e as estratégias de programação. A qualidade da programação como um negócio; televisão, cultura e sociedade de consumo; políticas culturais e TV. Os novos paradigmas: o audiovisual e as redes sociais, o streaming, TV evento versus binge watching, audiência versus relevância. Aulas expositivas, debates, conversas com profissionais de mercado, apresentação de trabalhos individuais e realização de seminários.
Conduzido no início de agosto, o processo seletivo será composto por seleção de currículos, entrevista e prova didática (que compreende a apresentação de uma aula de 20 minutos de duração sobre tema indicado com 24 horas de antecedência). Os candidatos selecionados passarão por processo de contratação para iniciar suas atividades ainda em agosto de 2022.