Por Alessandra de Castro Barros Marassi, docente do curso de Publicidade e Propaganda da Cásper Líbero

O tema é extenso e abordar as funções de um profissional de mídia envolve uma série de habilidades. Hoje, um profissional de mídia que se destaca em uma agência é capaz de desempenhar um conjunto de funções analíticas e de planejamento tendo como papel fundamental a implementação e o gerenciamento das estratégias de mídia para os clientes dentro das agências.

Conjunto de funções do profissional de mídia

1. Pesquisa: sobre o cliente, o produto e o comportamento do público-alvo, quais são as principais mídias de conforto, como atua em cada plataforma, melhores horários de atividade online, etc.
  2. Planejamento de mídia: o profissional de mídia trabalha em conjunto com a equipe de planejamento estratégico para desenvolver planos de mídia eficazes, alinhados aos objetivos de marketing dos clientes. Com base nas pesquisas de mercado e na análise dos dados demográficos e comportamentais do público-alvo, selecionam os melhores meios e veículos de mídia para atingir o público desejado.
  3. Compra de mídia: o profissional de mídia é responsável pela negociação e compra de espaços publicitários em diferentes canais de mídia, como TV, rádio, jornais, revistas, sites e redes sociais. Eles estabelecem parcerias com veículos de mídia, analisam propostas de preços, negociam contratos e garantem que o orçamento seja utilizado da maneira mais eficiente possível.
  4. Acompanhamento e otimização: após a veiculação dos anúncios, o profissional de mídia monitora o desempenho das campanhas, coletando dados e métricas relevantes. Eles analisam os resultados, identificam tendências, avaliam o retorno sobre o investimento (ROI) e fazem ajustes na estratégia de mídia, se necessário, para otimizar os resultados.
  5. Análise da concorrência: outra função igualmente importante é a análise de mercado e da concorrência. O profissional de mídia mantém-se atualizado sobre as tendências do mercado, acompanha a concorrência e analisa as estratégias de mídia utilizadas por outras empresas. Essas informações são usadas para identificar oportunidades e insights que podem beneficiar as campanhas dos clientes.
  6. Relatórios e apresentações: o profissional de mídia é responsável por elaborar relatórios analíticos e de desempenho bem detalhados, que mostram o impacto das campanhas de mídia nos objetivos de marketing dos clientes. Eles também participam de reuniões com os clientes, onde apresentam os resultados e fornecem recomendações para melhorias futuras.

Dicas para atuar na área de mídia

Para dar algumas dicas para quem deseja atuar nessa área, é necessário que os profissionais de mídia tenham habilidades analíticas e criativas na busca de soluções, bem como devem estar atualizados sobre as novas tendências e tecnologias de mídia. Eles trabalham em estreita colaboração com outras equipes da agência, como criação, atendimento ao cliente e análise de dados, para garantir a integração eficaz das estratégias de mídia com os objetivos gerais de marketing.

A disposição para o aprendizado contínuo é outra dica importante. A área de mídia está em constante evolução, com novas ferramentas, plataformas e estratégias surgindo regularmente. Portanto, é importante que um profissional de mídia de performance esteja disposto a aprender e se manter atualizado sobre as últimas tendências e práticas recomendadas na área.

Habilidades de um profissional de mídia de performance

Quando o principal foco é a mídia de performance, o profissional de mídia precisa ter algumas habilidades como:

• Análise de dados: como já mencionado, a habilidade em análise de dados é fundamental. É preciso entender métricas como CPM (Custo por Mil Impressões), CPC (Custo por Clique), CPA (Custo por Aquisição) e ROI (Retorno sobre o Investimento). Outro ponto importante é saber utilizar ferramentas de análise para coletar, interpretar e extrair insights dos dados, com o objetivo de otimizar as campanhas e alcançar melhores resultados.
  • Conhecimento das plataformas de anúncios: é essencial ter conhecimento prático das principais plataformas de anúncios, como Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads e outras plataformas de publicidade digital. É nelas que fazemos, muitas vezes, a segmentação do público-alvo.
  • Pensamento estratégico: um profissional de mídia de performance deve ser capaz de pensar estrategicamente para definir metas claras e objetivos mensuráveis. Ele precisa estabelecer as métricas de sucesso, definir KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) relevantes e criar planos de ação para alcançar os resultados desejados.
  • Testes e otimização: a habilidade de realizar testes é fundamental para um profissional de mídia de performance. Ele deve ser capaz de criar e executar testes A/B, testar diferentes elementos criativos, segmentações de público-alvo, mensagens e estratégias de lances. Com base nos resultados dos testes, ele deve ser capaz de otimizar as campanhas para maximizar o desempenho.

Formação e onde pode trabalhar

Os cursos que mais se adequam a essa área são o de Publicidade e Propaganda e o de Marketing Digital. O profissional de mídia pode atuar em agências de Publicidade e Propaganda, agências de Marketing Digital, veículos de mídia e departamentos de comunicação dentro das empresas. A área é bem ampla.