Mesa de debate na RP Week

Mesa de debate na RP Week | Crédito: Yuri Andreoli

Os resultados da pesquisa Latin American Communication Monitor (LCM) de 2014 foram divulgados nesta quinta-feira, 16, no auditório da Faculdade Cásper Líbero, durante a segunda edição da RP Week, evento promovido pelo coletivo de ideias TMPRP – Todo Mundo Precisa de um RP. Trata-se de um marco para a Faculdade, uma vez que esses resultados são publicados pela primeira vez no país.

A Latin American Communication Monitor é uma investigação transnacional organizada pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), patrocinada pelo Fomento de Construcciones y Contratas (FCC) e desenvolvida por pesquisadores de universidades da América Latina, dos Estados Unidos e da Espanha.

A pesquisa explorou temas de interesse da área da comunicação organizacional, tais como comunicação estratégica, características dos departamentos de comunicação, diferenças de gênero, remuneração e tendências para os próximos anos. Ao todo, dezoito países latino-americanos e mais de 800 profissionais ligados à comunicação e relações públicas participaram do processo de investigação dos dados.

Apresentacao da pesquisa Latin American Communication Monitor

Apresentação da pesquisa Latin American Communication Monitor 2014 | Crédito: Yuri Andreoli

O evento conta com a participação de Margarida Kunsch, Diretora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e membro do Comitê Científico Internacional da LCM 2014; Sebastián Cebrián, Presidente executivo da Dircom/Espanha; Marcus Vinícuis Bomfim, Presidente da ABRP/SP; Gisele Lorenzetti, Presidente do Conselho Deliberativo da Abracom e Nathalia Orteiro, representante da Aberje.

Andréia Athaydes, coordenadora da investigação no Brasil e Presidente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp), e Gustavo Becker, integrante do Conferp como conselheiro efetivo, ambos professores e pesquisadores na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), foram os responsáveis pela apresentação dos resultados da LCM 2014.

Segundo os pesquisadores, o propósito de investigações como a Latin American Communication Monitor é o de promover os conhecimentos no campo da comunicação estratégica e das relações públicas. Além disso, pesquisas como a LCM 2014 permitem comparações com outros estudos realizados ao redor do mundo e a formação de alianças para a capacitação em gestão e liderança na área.

Confira os resultados da pesquisa Latin American Communication Monitor 2014 na íntegra.