Existe uma fórmula mágica para escrever um bom roteiro de ficção audiovisual? Primeiramente, na opinião de Bráulio Mantovani, roteirista indicado ao Oscar por “Cidade de Deus” e a mente por trás de “Tropa de Elite”, é a de que para além dos estilos pessoais, há sim regras gerais.

“Em princípio, a palavra drama vem do grego significa ação. (…) O personagem não é o que ele fala, é o que ele faz” – Bráulio Mantovani

Durante a palestra realizada pela Faculdade Cásper Líbero em 2022, Bráulio e Carolina Kotscho (roteirista de “Dois Filhos de Francisco”) conversaram sobre a carreira e refletiram sobre o que é essencial no desenvolvimento do texto. Aliás, para Carolina, o que tem que estar no papel é tudo o que está na tela e só o que está na tela. “O pensamento não está na tela, o cheiro não está na tela, mas tem a intenção, tem o olhar, tem o clima”.

Roteiro de ficção audiovisual: 5 dicas para aprimorar o seu 2

Mas, na prática, há outros elementos que compõem um roteiro de ficção audiovisual e possam torná-lo um destaque? Confira a seguir!

O que é um roteiro e como ele funciona?

O roteiro (em inglês script) é o guia em forma escrita de qualquer projeto audiovisual. Em resumo, ele deve conter os diálogos e descrever visualmente as cenas, para que a equipe técnica consiga desenvolver a obra final. Ou seja, sua função é trazer o audiovisual para o papel, guiar aquela narrativa e criar uma trama envolvente para o público.

Dicas para criar um roteiro de ficção

Billy Wilder foi roteirista, cineasta e produtor de mais de 60 filmes. Além disso, teve 21 indicações ao Oscar e conquistou 6 estatuetas. Trabalhou em filmes como ‘’Crepúsculo dos Deuses’’, ‘’Testemunha de acusação’’, ‘’Sabrina’’, ‘’A montanha dos sete abutres’’ e ‘’Quanto mais quente melhor’’. A professora Dra. Sabina Anzuategui, que ministra aulas sobre o assunto na Faculdade Cásper Líbero, separou algumas dicas de Billy Wilder sobre como escrever um bom roteiro de ficção audiovisual:

1. Desenvolva uma linha clara de ação para o seu personagem principal.
  2. Quanto mais sutil e elegante você for ao esconder seus pontos de virada (plotwist), melhor roteirista você será.
  3. Se tiver um problema com o terceiro ato, o verdadeiro problema está no primeiro ato.
  4. Ao fazer voice-overs (voz off), tome cuidado para não descrever o que o público já vê: acrescente algo relevante que não está sendo mostrado na tela.
  5. Estude para sempre aprimorar seus trabalhos.

Por isso, o curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero oferece aulas sobre roteiro para diferentes formatos audiovisuais em disciplinas. Por exemplo: ficção unitária e seriada, documentário, reality show, programa educativo-cultural, entre outros. Aqui, você aprende com professores atualizados que mantêm contato com profissionais do mercado, e com os processos de roteirização para cinema, internet e televisão.