O destaque de hoje no Festival foi o Saatchi & Saatchi New Directors’ Showcase, uma mostra que aponta os novos diretores de cena. Nasceu há 25 anos quando a agência Saatchi & Saatchi foi convidada a fazer um seminário no Festival de Cannes e a ideia era mostrar o espírito que refletisse a reputação da agência para estimular e desenvolver novos talentos. A curadoria ficou a cargo de Paul Arden, diretor criativo da agência que se tornou famoso com o livro “It’s Not How Good You Are, It’s How Good You Want to Be”. A cada ano, a popularidade foi aumentando e hoje é um dos eventos mais aguardados do Festival. Grandes diretores foram revelados pelo NDS, entre eles Jonathan Glazer, Michel Gondry, Ivan Zacharias e Daniel Kleinman.

Para apresentar o NDS, o palco do Palais des Festivals já foi tomado por robôs voadores que antecederam o surgimento dos drones, Tony Kaye emergiu de um caixão, David La Chappelle coreografou uma equipe de dançarinos de rua, e pulseiras sensoriais revolucionárias do Studio XO foram projetadas para medir a reação emocional do público que assistia aos filmes. Em 2010, Paul Arden ganhou vida e retornou ao palco sob a forma de um holograma. Para comemorar os 25 anos, foi produzido o filme 25 x 25, composto por mini curtas de 25 grandes diretores, que tiveram suas carreiras impulsionadas pela mostra.

Este ano, a mostra apresentou 14 filmes.  Confira abaixo:

Ben Knight“Denali”
Produtora: Felt Soul Media
O fotógrafo Ben Moon e seu cachorro Denali tem uma inacreditável relação que se torna quase espiritual quando ambos são acometidos de uma doença fatal. Ben Knight captura esta conexão de forma brilhante.

Kyungmin Woo“JohnnyExpress”
Produtora: Alfred ImageWorks
Em 2150, Johnny é um homem que faz entregas no espaço levando encomendas para todo o universo, mas as coisas saem erradas ao visitar este pobre planeta.
 
Eric Kissack“The Gunfighter”
Produtora: Helo (fly Helo)
Um narrador invisível, dublado por Nick Offerman, revela os pensamentos de um salão cheio de pessoas mentirosas com muitas conexões sexuais.

Charlie RobinsKlangkarussell “Netzwerk (Falls Like Rain)”

HelmiTiga “Bugatti”

Elizabeth Lo –  “Hotel 22”

Chandler Levack & Jeremy Schaulin-RiouxPup “Guilt Trip”

Maria Takeuchi and Frederico Phillips“as•phyx•i•a”

Yvan Fabing“Garage”

Factory Fifteen: Jonathan Gales; Paul Nicholls; Kibwe TavaresThe Bug “Function / Void”

Young Replicant (Alex Takacs)Flying Lotus “Coronus, The Terminator”

Dent de CuirDyE “She’s Bad”

Dexter NavyA$AP Rocky “L$D”

Guillaume PanarielloSiska “Unconditional Rebel”

Monica Lewinsky foi outro destaque aqui no Palais Du Festival, ela falou sobre o sentimento de uma pessoa que passa por uma grande vergonha em público, fato muito comum nos dias de hoje, principalmente nas mídias sociais. O discurso é o mesmo apresentado no TED.