O destaque de hoje no Festival foi o Saatchi & Saatchi New Directors’ Showcase, uma mostra que aponta os novos diretores de cena. Nasceu há 25 anos quando a agência Saatchi & Saatchi foi convidada a fazer um seminário no Festival de Cannes e a ideia era mostrar o espírito que refletisse a reputação da agência para estimular e desenvolver novos talentos. A curadoria ficou a cargo de Paul Arden, diretor criativo da agência que se tornou famoso com o livro “It’s Not How Good You Are, It’s How Good You Want to Be”. A cada ano, a popularidade foi aumentando e hoje é um dos eventos mais aguardados do Festival. Grandes diretores foram revelados pelo NDS, entre eles Jonathan Glazer, Michel Gondry, Ivan Zacharias e Daniel Kleinman.
Para apresentar o NDS, o palco do Palais des Festivals já foi tomado por robôs voadores que antecederam o surgimento dos drones, Tony Kaye emergiu de um caixão, David La Chappelle coreografou uma equipe de dançarinos de rua, e pulseiras sensoriais revolucionárias do Studio XO foram projetadas para medir a reação emocional do público que assistia aos filmes. Em 2010, Paul Arden ganhou vida e retornou ao palco sob a forma de um holograma. Para comemorar os 25 anos, foi produzido o filme 25 x 25, composto por mini curtas de 25 grandes diretores, que tiveram suas carreiras impulsionadas pela mostra.
Este ano, a mostra apresentou 14 filmes. Confira abaixo:
Ben Knight – “Denali”
Produtora: Felt Soul Media
O fotógrafo Ben Moon e seu cachorro Denali tem uma inacreditável relação que se torna quase espiritual quando ambos são acometidos de uma doença fatal. Ben Knight captura esta conexão de forma brilhante.
Kyungmin Woo – “JohnnyExpress”
Produtora: Alfred ImageWorks
Em 2150, Johnny é um homem que faz entregas no espaço levando encomendas para todo o universo, mas as coisas saem erradas ao visitar este pobre planeta.
Eric Kissack – “The Gunfighter”
Produtora: Helo (fly Helo)
Um narrador invisível, dublado por Nick Offerman, revela os pensamentos de um salão cheio de pessoas mentirosas com muitas conexões sexuais.
Charlie Robins – Klangkarussell “Netzwerk (Falls Like Rain)”
Chandler Levack & Jeremy Schaulin-Rioux – Pup “Guilt Trip”
Maria Takeuchi and Frederico Phillips – “as•phyx•i•a”
Factory Fifteen: Jonathan Gales; Paul Nicholls; Kibwe Tavares – The Bug “Function / Void”
Young Replicant (Alex Takacs) – Flying Lotus “Coronus, The Terminator”
Dent de Cuir – DyE “She’s Bad”
Dexter Navy – A$AP Rocky “L$D”
Guillaume Panariello – Siska “Unconditional Rebel”
Monica Lewinsky foi outro destaque aqui no Palais Du Festival, ela falou sobre o sentimento de uma pessoa que passa por uma grande vergonha em público, fato muito comum nos dias de hoje, principalmente nas mídias sociais. O discurso é o mesmo apresentado no TED.