INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Ao andar pelos corredores da Faculdade Cásper Líbero, encontramos diversas salas com nomes de grandes profissionais da comunicação, que, de uma forma ou de outra, podem influenciar e inspirar o trabalho de seus admiradores.

Alguns deles são:

Marcos Faerman (1944 – 1999)

Não à toa, o Núcleo Editorial da Faculdade, leva o nome desse renomado jornalista, conhecido principalmente pela sua atuação no jornalismo literário. Marcos Faerman escreveu para veículos como Zero Hora e Jornal da Tarde, mas sua principal contribuição foi para a imprensa alternativa. Com as mãos sujas de sangue é um conjunto de reportagens, obra mais famosa de Marcos Faerman. Começou a lecionar na Cásper em 1996, quando fundou o jornal-laboratório Esquinas de S.P. (hoje revista Esquinas) com ajuda dos alunos. Marcos era defensor do jornalismo – aventura, e fazia questão que os futuros repórteres fossem à rua para sujar os sapatos.

Aloysio Biondi (1936 – 2000)

Aloysio foi um grande jornalista econômico, que fazia questão de usar uma linguagem clara e concisa para que seus textos pudessem ser acessíveis a todos. Trabalhou em veículos como o jornal Folha da Manhã, as revistas Veja, Fator e Visão. Além disso, lecionou na Faculdade Cásper Líbero de 1999 a 2000, quando foi contemplado pela instituição com o prêmio Notório Saber. Aloysio também atuou como editor do jornal Esquinas de S.P. após a morte de Marcos Faerman, fundador do veículo. Faleceu no ano 2000, durante sua permanência como docente na Faculdade e a sala onde havia recebido o prêmio Notório Saber foi batizada em sua homenagem. Hoje, a Sala Aloysio Biondi, localizada no 5º andar, é palco de palestras, cursos extracurriculares e apresentações de TCCs.

José Geraldo Manuel Germano Correia Vieira Machado Drummond da Costa (1897 – 1977)

José Geraldo Vieira, como era mais conhecido, foi um notável escritor e crítico literário português. José Geraldo chegou ao Brasil com pouco mais de um ano de idade e dedicou mais de 40 anos de sua vida à literatura. Contribuiu com críticas de artes plásticas para diversos veículos, como a Folha de S.Paulo e a revista Habitat. Foi professor da Cásper Libero por 15 anos, quando, em 1977, faleceu e seu nome foi dado à biblioteca como homenagem.

Vladmir Herzog (1937 – 1975)

Nascido na Iugoslávia, Vladmir Herzog veio para o Brasil com cinco anos, fugido do Nazismo. Vladmir se formou em filosofia pela USP, mas se apaixonou pela carreira de jornalista. Trabalhou para veículos importantes como O Estado de S.Paulo e foi diretor de jornalismo da TV Cultura. Durante o período da Ditadura Militar, Vladmir se apresentou na sede do DOI-Codi para prestar esclarecimentos sobre sua ligação com o PCB (Partido Comunista Brasileiro) e foi assassinado no dia seguinte. O laudo apresentado à família na época forjava um suicídio como causa da morte.  O atestado de óbito real, que apresenta lesão e maus tratos devido à tortura, só foi entregue à família em 2013. Devido a sua morte trágica, Vladmir Herzog ficou conhecido como um mártir da ditadura e um marco no jornalismo nacional.  A homenagem do Centro Acadêmico ao jornalista é uma forma de lembrar aos alunos a importância de exercer nossas profissões com ética.