O Edição Extra é um programa de cunho experimental produzido por alunos e alunas da Faculdade Cásper Líbero. A TV Gazeta reserva o horário das 23h do primeiro domingo do mês para exibir o programa, onde os estudantes investigam mais a fundo, discutem e atualizam grandes assuntos presentes na nossa sociedade, através de uma grande reportagem. Por ser um conteúdo construído pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual da Cásper, o formato do Edição Extra evolui junto com as pesquisas e os experimentos dos alunos, monitores e colaboradores, sem deixar de lado os focos jornalístico e investigativo que estruturam a essência do programa.

O Edição Extra de julho aborda o mercado de criação e adaptação de formatos estrangeiros para os programas de TV brasileiros, as perspectivas do futuro da TV aberta no Brasil com a chegada da TV 3.0 e a rotina e a importância do diretor de imagens em uma emissora de televisão.

No primeiro bloco do programa, o VP de Criação da Endemol Shine Brasil, Eduardo Gaspar, a Diretora de Conteúdo na produtora Floresta, Flavia Morete, e o roteirista de TV e sócio da Feap Content, Fagner Tavares, falam sobre os desafios encontrados pelo audiovisual brasileiro de adaptação a formatos de programas que fazem sucesso no exterior.

Em seguida, no segundo bloco do programa, o Coordenador do Módulo Técnico do fórum SBTVD, Luiz Fausto, e Mário Finamore, diretor da TV News, analisam as mudanças que a TV 3.0 pode trazer para os telespectadores da televisão brasileira quanto à forma de consumo e interação com os conteúdos.

Por último, no terceiro bloco do programa, o diretor de imagens da TV Gazeta, Júlio de Ló, apresenta o seu trabalho do diretor de imagens e os desafios encontrados por esse profissional que atua nos bastidores da televisão.

Confira o programa na íntegra!