INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Nesta última quinta-feira, dia 13/2, a Direção da Faculdade Cásper Libero instituiu uma comissão formada por professores, alunos e funcionários com o objetivo de apurar a natureza dos excessos cometidos no trote estudantil no início desta semana.

Para além dos resultados que a comissão vier a apurar, a Faculdade achou por bem criar uma campanha de conscientização de toda a comunidade acadêmica a respeito das implicações reais e simbólicas do que ocorreu em seu entorno.

Acreditamos que essa seja a oportunidade ideal para discutir as consequências da evocação de um imaginário ligado a práticas sexistas, discriminatórias, racistas e de apologia à violência – que veio a gerar inúmeras repercussões negativas.

Desse modo, convidamos os professores, por meio das estratégias que lhes parecerem mais convenientes, a tratar, na semana de 17 a 21/2, do que ocorreu no trote aos calouros. A ideia não é a de levantar os nomes dos envolvidos, tampouco a de apurar o que teria ocorrido. Não queremos, nesse âmbito, falar de pessoas nem de fatos. Queremos debater ideias.

Toda essa discussão irá culminar em um debate que a Faculdade e o Centro Acadêmico estão organizando a fim de contribuírem no processo de formação de um genuíno aluno-cidadão.

Outra ação que julgamos importante é o Cásper Voluntário, que irá entregar a uma instituição de caráter filantrópico os itens de higiene pessoal que foram arrecadados durante a gincana promovida pelo Centro Acadêmico.

Somente estabelecendo um franco diálogo, conseguiremos dar início a uma nova cultura que leve à ruptura de uma tradição contrária ao verdadeiro espírito universitário, garantindo, assim, aos futuros alunos uma recepção à altura de sua conquista.

Faculdade Cásper Líbero

Leia a nota oficial publicada em 12 de fevereiro de 2014.