(Reprodução: Youtube)

Na quarta-feira, 16 de junho, a Faculdade Cásper Líbero recebeu o influenciador digital Márcio Rolim, criador e apresentador do canal no Instagram e Youtube Bee40tona. Mediado pelo professor Marcelo Soler, o encontro foi realizado durante a aula “Tópicos Avançados para Rádio, TV e Internet”, para os alunos do último ano de Rádio TV e Internet.

O objetivo da palestra foi mostrar reflexões sobre questões estéticas no ambiente digital, além de debater peculiaridades de cada plataforma e outros assuntos pertinentes ao curso, como as principais diferenças entre as abordagens na Televisão e na Internet.

O criador e apresentador do canal Bee40tona começou o bate-papo trazendo uma reflexão sobre o papel de um criador de conteúdo e como deve ser sua atuação nas redes.

“É preciso ter em mente qual plataforma você atua. A gente tem que conhecer a ferramenta de trabalho, indiferente da rede. Se o seu conteúdo modifica a vida de uma pessoa, nosso trabalho é, através do que estamos falando, mudar a vida de alguém. Por isso, precisa humanizar o conteúdo, você não é uma máquina, é um ser humano”, explicou Márcio Rolim.

Durante o encontro, Rolim ainda falou aos alunos as diferenças entre o roteiro de TV e Internet:

Na Web não tem esse tempo da televisão de criar um roteiro elaborado, é ligar a sua câmera e expor a ideia. Nem toda vez o vídeo está bem enquadrado ou com roteiro, mas você precisa se perguntar: qual é a relevância do que estou falando?

O apresentador também deu exemplos práticos para ter uma relação genuína com audiência:

Eu não tinha nada para postar no Instagram, pensei em fazer qualquer coisa só para ter conteúdo. Afinal, não podemos perder engajamento. Fiz um reels cantando. Eu sou cantor. Muitos dos meus seguidores não sabiam disso. Resultado? Foi um sucesso. Tive vários comentários positivos.

A cultura do cancelamento entrou na pauta. Sobre o tema, o influenciador digital mencionou como lida com os comentários negativos que recebe:

Temos que ter cuidado com as críticas. É preciso ouvir as sugestões. Claro, tem algumas que são destrutivas. Realmente discursos de ódio, mas eu sempre falo ouça as pessoas e siga alguns conselhos, outros não.

Por fim, Márcio Rolim agradeceu o convite e deixou um último recado importante para os participantes do encontro. Segundo Rolim, quem quer trabalhar com redes sociais pode mudar o cotidiano dos seus seguidores, por isso ele recomenda que façam o melhor, amem essas pessoas e modifiquem a vida delas.

O curso de Rádio, TV e Internet tem promovido encontros com diferentes profissionais da comunicação. Fiquem atentos à programação no site!