logo_arruaça

Edição nº 6 – 2016

Ocupação Cartola

Localizado na Avenida Paulista, uma das avenidas mais movimentadas dia e noite da cidade de São Paulo, e a 10 minutos a pé da Faculdade Cásper Líbero, se encontra o prédio do Itaú Cultural, onde todo ano tanto moradores da cidade quanto turistas de todo o Brasil e do mundo visitam por conta de alguma exposição que os atraiu.Este ano, 2016, como comemoração do aniversário de 100 anos do samba, o instituto decidiu comemorar esta data tão importante para o pais com a exposição “ocupação Cartola”, que também faz parte do projeto ocupação (a exposição do sambista foi a 33 edição do projeto) prestando assim uma homenagem ao musico e compositor carioca, que tem como nome de batismo Angenor de Oliveira.

Ocupação Cartola

Camila Nader, produtora de Núcleo de Enciclopédia do Itaú Cultural e integrante da equipe curatorial da Ocupação Cartola conta que quando a equipe estava desenhando o espaço em que ficaria a exposição, a dificuldade de pensar o compositor distante dos locais que ele frequentava e que eram tão importantes para ele foi grande. “Todo o lugar que a gente pensava, desde a escola da mangueira até a casa dele, tinha uma conexão muito grande com o afeto que ele desenvolvia pelas pessoas. Então a forma que a gente encontrou que melhor representaria o Cartola era trazer os espaços que foram tão importantes (para ele) ”.

Estar em contato com a história e os objetos pessoais do compositor foi algo emocionante para Camila e para toda a equipe, “acho que a gente nunca tem uma noção do quanto que é profunda a história dele. A gente tem uma noção muito superficial, e o Cartola era uma pessoa que tinha uma simplicidade, uma honestidade muito grande em tudo o que ele fazia”. Ela conta que pegar as entrevistas dadas por Cartola, ter contato com os manuscritos e ver toda a simplicidade, cuidado e riqueza foi emocionante.

Durante o projeto que durou mais de 1 ano, desde a pesquisa que começou na metade para o final do ano passado (2015), Camila e a equipe envolvida para montar a exposição esteve junto da cantora (), da família do cantor e do museu do samba do Rio em um trabalho árduo porem muito prazeroso.

Ocupação Cartola

A exposição, que recebeu mais de 35 mil pessoas, focou em tratar desde o início o Cartola fora dos estereótipos da história de superação e mostrar que existe uma história muito bonita por trás dele, mas “fugindo do estereotipo e tentando mostrar a riqueza dele como pessoa, como representante de alguém que não faz parte da elite do país, mas que ainda assim tem uma riqueza, uma humildade, uma capacidade incrível, uma ambiguidade gigantesca e que era uma pessoa absurdamente inteligente”.

Camila acredita que eles tiveram muito sucesso ao tentar mostrar com a exposição uma outra “versão” de Cartola que quase ninguém conhecia. “Ele como poeta por exemplo, as pessoas não sabiam disso e a gente ficou muito emocionado”.

Ela finaliza contando que em uma das entrevistas que deu quando estava muito próximo de sua morte, Cartola disse que tinha um sonho de conseguir publicar um livro com seus poemas. Com isso surgiu a ideia de fazer um livro, “ uma serie de poemas dele feitos ao longo da vida, da juventude até a velhice” que já se esgotou devido ao enorme sucesso. “Então um lado que as pessoas não conheciam (da poesia), foi uma descoberta muito boa para a gente e acho que nossa proposta se realizou da melhor forma possível” afirma Camila sobre o conjunto exposição mais recepção do público.