INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

logo_arruaça

Edição nº 4 – Janeiro de 2016

 

Realizada entre 8 e 12 de outubro último, a maior feira de games latino-americana contou com a presença de atrações internacionais como Yoshinori Ono, produtor de Street Fighter 5 e Phil Spencer, diretor da linha Xbox dos Estados Unidos. Grandes nomes de canais do YouTube também compareceram nos principais estandes de patrocinadores, como Zangado Games (Red Nose), Jovem Nerd (Warner Bros.), BRKsEdu e o Monark (YouTube Gaming).

Arruaça-Reportagem-MarinaNeto-foto1

Foto: Marina Neto

A edição da BGS 2015 foi até então a maior da história da feira, que começou como um pequeno evento regional sobre games e chamou a atenção de todo o país, tornando-se a maior da América Latina, cujo objetivo é trazer grandes produtoras de jogos para expor novos projetos em desenvolvimento e fomentar o consumo. Marcas como Microsoft, Sony, Warner Bros. Games, Ubisoft. Activison apresentaram ao público suas principais novidades para o próximo ano.

Caminhando pelas atrações no galpão da Expo Center Norte, em um corredor estreito, avistava-se o local da exposição de consoles clássicos. Mas quem quisesse conferir de perto e exercitar a nostalgia, tinha mesmo é que enfrentar as filas quilométricas para fazer o tour. Os games encobertos por vidraças iam da década de 1960 até dias atuais, como os vários modelos do Atari e os joysticks das primeiras versões do Master System. Estandes intercalados entre lojas de camisetas, artigos geeks como action figures (bonecos colecionáveis), canecas personalizadas, acessórios eletrônicos, espalhavam-se pelo espaço da exposição.

 

O novo projeto da Microsoft

Arruaça-Reportagem-MarinaNeto-foto2

Foto: Marina Neto

O que também ganhou força na feira foi a iniciativa para novatos desenvolvida pela Microsoft, chamada de ID@Xbox, programa que possibilita levar talentos desconhecidos para o mundo dos games, ou seja, programadores iniciantes podem criar jogos indies para o console Xbox. Segundo Esteban Lora, gerente de marketing do projeto, para participar é preciso acessar a página oficial do Xbox ID e preencher um formulário no site. “Assim que aprovados, os kits de desenvolvimento do Xbox One serão enviados de graça ao estúdio para que o processo de adaptação para o console seja iniciado”, afirma Lora. Além de promessas para o Brasil, o ID@Xbox vai também trazer games que fizeram sucesso no PC, como Ark: Survival Evolved, Wasteland 2, Day Z e Chroma Squad.

 

Os YouTubers
Na BGS, eles estão sempre em peso. Não são atores, cantores, jogadores profissionais de futebol ou socialites. São os YouTubers. Usuários que geram conteúdos audiovisuais, cada um mantendo seu próprio canal na plataforma, tendo milhões de usuários como seguidores, fãs ou groupies. São pessoas que geram vídeos sobre games, filmes, curiosidade da cultura geek, noticiam novidades do mundo dos jogos de computadores ou consoles, em forma de podcasts e gameplays.

Arruaça-Reportagem-MarinaNeto-foto3

Foto: IGN Brasil

Um deles, o ZangadoGames, conta que consegue dividir o tempo entre o canal e a carreira profissional. “É uma questão de projetar seus objetivos diários. O que preciso fazer e o que tenho para realizar são responsabilidades individuais. Tenho em mente que posso controlar meu próprio tempo com precisão, assim como conquisto 700 mil visualizações nos vídeos que gravo”, conta o youtuber. Thiago, o Zangado, é um engenheiro civil de 27 anos que não se identifica nos vídeos, vestindo a máscara emblemática de Guy Fawkes, do filme V de Vingança, simbologia marcada pelo movimento hacktivista dos Anonymous na Internet, que lutam pela privacidade e anonimato na web. “Não confio na Internet”, lembra ele.

Seu canal apresenta uma marca de 2 milhões de inscritos no YouTube. Sem nunca ter se exposto publicamente o rosto desde que começou a postar vídeos de games na web, há cinco anos, ele conta que o motivo para começar a gravar foi a vontade de protestar, mas no caso, sobre games. “Acho que muita gente no YouTube tem a mesma motivação que a minha. De dizer o que pensa sobre algo que gostaria que fosse melhor. De alguma forma, é preciso começar a ser ouvido”, conta Thiago. No estande da Red Nose, Zangado deu mais de mil autógrafos para fãs, apresentou uma pequena palestra ao público engajado em seu canal e ressaltou: “Ser YouTuber não é necessariamente um sonho a ser alcançado, até mesmo porque diploma acadêmico ninguém consegue tirar de você”.

Arruaça-Reportagem-MarinaNeto-foto4

Foto: Marina Neto

Outro YouTuber que compareceu e se destacou na BGS 2015 foi o famoso BRKSEdu, que é o codinome para Eduardo Benvenuti. Ele tem mais de 3 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e já soma 450 milhões de visualizações com seus vídeos. “Comando um canal de gameplays e vlogs de games, com a perspectiva de sempre trazer novidades cada vez melhores para os fãs. É uma sensação muito boa de estar rodeado de gente que leva seus fãs a assistir seu trabalho diariamente”, conta Eduardo, que mora no Canadá. “A BGS proporciona essa aproximação entre o fã e o youtuber, gerando uma satisfação mútua ali”, conclui Edu. Entre as atrações, também ocorreram conferências da Microsoft, Ubisoft, PlayStation e gameplays ao vivo do YouTuber Jovem Nerd, no estande da Warner Bros. Games.

Para a próxima edição, a Brasil Game Show vai mudar de local. O evento acontecerá entre os dias 1º e 5 de setembro, no São Paulo Expo, o mesmo lugar onde ocorre atualmente a Comic Con Experience, na zona sul da cidade. De acordo com Marcelo Tavares, organizador da BGS, a mudança visa beneficiar o visitante e explorar melhor as oportunidades da feira.