Revista Comtempo

Volume 7, nº 2 – 2014

CoMtempo mais contemporânea  

A Revista Eletrônica CoMtempo está inaugurando seu novo sistema de publicação de artigos. A partir de agora, ela começa a trabalhar com fluxo contínuo, ou seja, as edições ficarão abertas por todo o semestre e os trabalhos serão publicados assim que forem aprovados pelos pareceristas, sem a necessidade de esperar por um “fechamento” editorial.

É mais um passo no sentido de experimentar formas de publicação acadêmica que escapem da lógica tipográfica e busquem uma aproximação com as transformações proporcionadas pelos meios digitais.

Para submeter um artigo, uma resenha, um relato de pesquisa ou uma entrevista, os colaboradores devem baixar um formulário próprio aqui mesmo no site, preencher o cadastro e fazer o upload do texto. A equipe editorial irá encaminhar o trabalho a dois pareceristas e, assim que houver a aprovação de ambos, o texto será imediatamente publicado. Isso implica que o site da revista será periodicamente atualizado com a inserção de novos trabalhos.

Semestralmente, uma versão em PDF de todos os textos publicados será disponibilizada no sistema Univerciência e ficará disponível para consulta de toda a comunidade acadêmica, podendo ser citada a partir dos parâmetros convencionais (número da edição, volume, ano, página etc.).

Outra novidade, em relação ao processo de submissão, é que os autores dos textos passam a assumir total responsabilidade sobre a correção ortográfica e diagramação dos trabalhos submetidos. Isso evitará os demorados processos de edição e dará aos leitores a possibilidade de ter contato com os textos exatamente como foram escritos.

As mudanças não irão parar por aqui. A ideia é que a Revista Eletrônica CoMtempo seja um espaço de experimentação e questionamento de todo o processo de divulgação científica, sem abrir mão de sua vocação, já consolidada, de fomentar o debate acadêmico entre mestrandos da área de comunicação no Brasil.

Edilson Cazeloto
Editor