Revista Comtempo

Volume 6, nº 1 – 2014

Esta edição da Revista Eletrônica CoMtempo traz trabalhos originalmente apresentados na 9ª edição do Interprogramas de Mestrado, organizado pela Faculdade Cásper Líbero em novembro de 2013. Os artigos foram avaliados e escolhidos por professores doutores que, na ocasião, coordenaram os grupos de trabalho. Ao todo, foram 7 mesas e 104 textos aprovados (veja aqui), o que representa um panorama bastante diversificado da produção intelectual nos programas de Mestrado em Comunicação por todo o Brasil.

O Interprogramas, assim como a Revista Eletrônica CoMtempo, faz parte de um esforço do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero pela expansão qualificada do debate acadêmico no nível do Mestrado, constituindo-se em um dos poucos espaços dedicados prioritariamente aos mestrandos.

O resultado aqui apresentado fala por si mesmo. Quando devidamente incentivados e apoiados (principalmente pelos orientadores), mestres e mestrandos mostram-se plenamente capazes de produzir reflexões interessantes e bem fundamentadas, ainda que estejam desenvolvendo a maturidade necessária a uma presença sólida no sistema de pesquisa brasileiro.

A publicação de textos dos mestrandos deve ser considerada estratégica por todo programa de Pós-Graduação, uma vez que é no debate público das ideias e no contraponto entre teorias que efetivamente se forma um pesquisador. O debate, principalmente quando há uma grande diversidade geográfica, institucional e epistemológica, é, na verdade, a grande ferramenta para o enriquecimento intelectual da Pós-Graduação em todos os níveis.