A influência da publicidade no público infantil

Por: Alexandra Balbo Papini

Revista Comtempo

Revista Eletrônica da Pós-Graduação da Cásper Líbero – ISSN 2176-6231
Volume 8, nº 1 – jan./abr. 2016

Resumo
O artigo em questão busca discutir de que maneira a publicidade influencia o público infantil, sendo o objeto de pesquisa os shows do palhaço Ronald Mcdonalds nas escolas. Serão abordados temas pertinentes à publicidade na contemporaneidade como: mediação das relações através das imagens; dimensões da publicidade, aspecto objetivo e subjetivo; o papel das marcas; e a influência de todo esse contexto no público infantil. Embora a publicidade possa parecer inofensiva em um primeiro momento, as diferentes dimensões utilizadas nas peças publicitárias, consideradas um tanto sutis, são capazes de desconectar os consumidores da realidade. No que diz respeito ao público infantil, o efeito é sempre mais perverso, uma vez que estes não têm plena capacidade de discernir o que está por detrás da publicidade. Como referencial teórico, serão utilizados os seguintes autores: Guy Debord (1991); Jean Baudrillard (1997); Naomi Klein (2003).

Palavras-chave
Comunicação. Publicidade. Mcdonalds. Infância.

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